UPM - Universidade Pedagógica de Maputo
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Item A formação de professores para o ensino primário em Moçambique(2023) Langa, Bonifácio ObadiasO presente texto traz uma reflexão acerca da formação docente para o ensino primário em Moçambique. Por meio de uma abordagem qualitativa, discute sobre alguns aspectos históricos, sociais, culturais e políticos desse povo e apresenta o Sistema Nacional de Educação (SNE) e a situação geral do ensino primário em Moçambique, como componentes que alicerçam a formação profissional docente para o ensino primário. Na sequência, apresenta uma visão panorâmica sobre o subsistema de formação de professores para o ensino primário, culminando por uma breve análise sobre a atualidade da formação docente para o primário nesse país. Tratou-se de um estudo bibliográfico sobre a legislação educacional moçambicana em cujas conclusões remetem para uma necessidade de reforma sobre a educação e formação docente para o ensino primário tendo em conta o atual contexto da lei, assim como vinca-se a necessidade da prática do isomorfismo na formação.Item A formação de professores para o ensino primário em Moçambique(2023) Langa, Bonifácio ObadiasO presente texto traz uma reflexão acerca da formação docente para o ensino primário em Moçambique. Por meio de uma abordagem qualitativa, discute sobre alguns aspectos históricos, sociais, culturais e políticos desse povo e apresenta o Sistema Nacional de Educação (SNE) e a situação geral do ensino primário em Moçambique, como componentes que alicerçam a formação profissional docente para o ensino primário. Na sequência, apresenta uma visão panorâmica sobre o subsistema de formação de professores para o ensino primário, culminando por uma breve análise sobre a atualidade da formação docente para o primário nesse país. Tratou-se de um estudo bibliográfico sobre a legislação educacional moçambicana em cujas conclusões remetem para uma necessidade de reforma sobre a educação e formação docente para o ensino primário tendo em conta o atual contexto da lei, assim como vinca-se a necessidade da prática do isomorfismo na formação.Item A mitologia literária da morte entre os Varhonga: para uma análise crítica(2021) Muhate, Simião AlbertoA presente tese apresenta diversas questões relacionadas com a temática da morte no grupo etno-linguístico dos varhonga, nas suas crenças: os prenúncios da morte, os ritos fúnebres em função do estatuto do defunto, conforme se trate do chefe de família, de esposa, de nado-morto, de recém-nascido ou de morto por afogamento, etc. a imposição do símbolo do luto, a passagem social de defunto a ancestral. A tese coloca em diálogo a Filosofia, a Antropologia e a Literatura para a actualização dos estudos realizados por eruditos religiosos como Henrique Junod, do séc. XIX, cujas obras são constantemente revisitadas para a definição de modos e culturas endógenas das comunidades Tsonga. Neste sentido, a tese atesta a permanência da mitologia bantu contemporânea no imaginário do grupo etno-linguístico dos varhonga, no qual os mortos participam na vida social, fenómeno que prevalece mesmo depois da longa vigência de doutrinas importadas de fora do continente africano. Para testar a manutenção desta linha de pensamento, valendo-nos da nossa condição de docente universitário, decidimos reunir, acompanhados de estudantes e de outros docentes, textos produzidos de encontros com pessoas mais velhas, de diferentes comunidades de influência cultural varhonga. As conversas circunscreveram-se aos hábitos perante a morte de um ente querido. A perpetuidade dos hábitos culturais endógenos bantu indica o vínculo social que se mantém com os antepassados, cultura historicamente interdita no sistema das instituições de ensino, às quais o modo de entender o conheci-mento oral do passado e o estudo da simbologia, para além de Moçambique, pode situar as práticas regionais dentro de um sistema arquetípico. Como contributo didáctico pedagógico, a tese reposiciona o mito e a filosofia africana no centro das práticas de educação. Em contexto de sala de aula, a superestrutura é compreendida à luz da mitocrítica, capacitando o aluno a identificar os valores do seu passado histórico através dos símbolos universais e integrando a cultura quotidiana na escola através da recolha e produção de textos orais e escritos, que reflectem a identidade subjectiva e colectiva, conferindo dignidade às novas gerações.Item Actividades Complementares ao Currículo no Ensino Básico: Análise das percepções dos actores sobre as funções de gestão para a sua implementação no IIIº ciclo do Ensino Primário, entre 2018 á 2019(2022) Liasse, Ornila Domingos Verol SandeSe levarmos em consideração que as Actividades Complementares ao Currículo (ACC´s) constituem elementos que agregam valor à educação dos alunos, então estas precisam de ser geridas de forma participativa e por vários intervenientes do processo educativo. A presente tese versa sobre as funções de gestão para a implementação das ACC´s no IIIº Ciclo do Ensino Primário. As funções referenciadas: Analisar, Decidir, Concretizar a decisão, Avaliar o desenvolvimento e os resultados que decorrem da decisão, Prosseguir, reorientar ou abandonar a decisão tomada, têm sido desenvolvidas a vários níveis de gestão (ROLDÃO & ALMEIDA (2018). Os principais teóricos utilizados nesta pesquisa foram SACRISTÁN (2000), ZABALZA (2000), GÓMEZ & SACRISTÁN (2007) e ROLDÃO & ALMEIDA (2018). O estudo foi orientado pela seguinte questão: Que percepções têm os actores sobre a gestão das ACC´s no ensino primário, concretamente no IIIº ciclo? O objectivo principal consistiu em analisar as percepções dos actores escolares face às funções de gestão para implementação destas actividades a partir de um estudo empírico realizado em uma escola do Ensino Primário, no Distrito Municipal KaMubukwane, ao longo de 2018 e 2019. A base metodológica de investigação foi a abordagem qualitativa usando procedimentos de observação, análise documental e entrevistas. As fontes de pesquisa compreenderam as de natureza documental e os sujeitos que constituíram actores na implementação do currículo na escola. Da parte de fontes documentais destacam-se a Lei 4/83 de 23 de Março, a Lei 6/92 de 6 de Maio, a Lei 18/2018 de 28 de Dezembro, o Plano Estratégico da Educação, o Plano Curricular do Ensino Básico e os relatórios de actividades desenvolvidas na escola. Em relação aos sujeitos da pesquisa, destacam-se actores escolares (membros da direcção da escola: Director da escola e Director-Adjunto Escolar; professores; alunos e membros do Conselho de Escola) e de organizações da sociedade civil que desenvolvem ACC´s na escola. A pesquisa concluiu que as ACC‘s são uma componente de realce para a aprendizagem significativa para todos os alunos com maior destaque para aqueles que têm uma destreza diferenciada na aquisição de saberes inerentes ao currículo prescrito. Outrossim, o sucesso da sua implementação é assegurada pela democratização da escola. As tipologias das ACC‘s são uma selecção conjunta, predominando a valorização da participação dos diferentes actores escolares.Item Caderno de Resumos - Seminário Anual de Pesquisa e Extensão/Inovação - 2022(2022)O Seminário Anual de Pesquisa visa proporcionar um espaço de partilha, divulgação, dissemi nação e debate de resultados de pesquisa e extensão/inovação realizada por docentes, investi gadores internos à UPMaputo, estudantes de Graduação e de Pós-graduação da UPMaputo.Item Family functioning in the Mozambican context: results of a psychometric study of the SCORE-15 scale(2022) Bié, Domingos; Narciso, Isabel; Crespo, Carla; Roberto, MagdaThe Systemic Clinical Outcome and Routine Evaluation (SCORE)-15 scale is a widely used tool for measuring family functioning across three dimensions: strengths and adaptability, overwhelmed by difficulties, and disrupted communication. This study assessed the factorial validity and reliability of the SCORE-15 in the Mozambican context. Four-hundred university students completed the SCORE-15 scale and the depression, anxiety and hostility subscales of the Brief Symptom Inventory (BSI). The confirmatory factor analysis supported a three-factor structure that presented adequate model fit and reliability indexes. Poorer family functioning was correlated with psychopathological symptoms, except for the association between depression and disrupted communication. Women revealed higher levels of disrupted communication, while being single was associ ated with lower levels of being overwhelmed by difficulties and disrupted communication. Age was positively associ ated with being overwhelmed by difficulties and disrupted communication. The Mozambican version of the SCORE-15 showed good factorial validity and reliability and can be used in this national diverse socio-cultural context.Item Gestão de currículo local: práticas e percepções dos gestores e professores nas escolas A e B(2022) Mondlane, Atália Maria Fernando SaideA implementação do Currículo Local como uma das inovações do ensino básico em Moçambique tem suscitado inúmeros debates tendo em contas vicissitudes no campo da educação. Diante das controvérsias assistidas, o presente estudo procurou compreender como os gestores e professores das Escolas do ensino básico A, na Cidade de Maputo, e B, no Distrito de Boane, Província de Maputo, fazem a implementação e a gestão do Currículo Local (CL) atendendo que os gestores escolares são a força motriz para dinamizar esta inovação. O trabalho apresenta as percepções dos gestores e professores das escolas referidas em relação à gestão do CL. O estudo visa responder a seguinte questão: Como os gestores e professores garantem a gestão do currículo local a partir das estratégias adoptadas nas escolas estudadas. Com base na teoria pós-crítica com enfoque multiculturalista, a pesquisa foi desenvolvida recorrendo a uma metodologia qualitativa e interpretativa, na modalidade de estudo de caso. Os resultados mostraram que os gestores estão cientes do seu papel enquanto responsáveis da escola na gestão do conhecimento do CL. A luz das orientações constantes no Manual sobre a abordagem do CL, a Direcção da escola coordena com os demais intervenientes a gestão e implementação do currículo local. Apesar das responsabilidades assumidas, ainda persiste a dúvida sobre a eficácia do CL nas escolas estudadas. De facto, a pesquisa constatou que o gestor e a comunidade não participam de forma activa na gestão do CL, o que sobrecarrega os professores como os actores principais na gestão e implementação do mesmo.Item Interpretações de Professores Sobre o Abandono Escolar dos alunos da Escola Primária Completa Eduardo Mondlane, Distrito da Manhiça, Província do Maputo entre 2018 à 2020(2023) Pelembe, Bernardo JaimeA presente pesquisa constitui uma análise das interpretações dos Professores sobre o Abandono Escolar dos alunos da Escola Primária Completa Eduardo Mondlane no distrito da Manhiça, Província do Maputo. Em termos metodológicos, recorremos à abordagem qualitativa, tendo como método de abordagem o indutivo, que consistiu em partir do particular para o geral e como instrumento, foi aplicada a entrevista semi-estruturada envolvendo 7 professores dos quis 2 do sexo masculino e 5 do sexo feminino, com mínimo de 5 anos de experiência. Na pesquisa, constatámos que os professores interpretam o abandono escolar relacionanado-o com o fenómeno pobreza, que condiciona aos casamentos prematuros, entrada precoce ao mercado de emprego informal para sustento da família e a falta de acompanhamento familiar que leva a sucessivas reprovações. Os que abandonam a escola são alunos provenientes de famílias com fraco poder económico e que nalguns casos são “chefes de famílias”. O estudo concluiu que, as interpretações que os professores têm sobre o abandono escolar se prendem não apenas com características do meio envolvente da escola, mas também com as características das suas familiares e com a incapacidade da escola em responder a um público cada vez mais diversificado, em necessidades e aspirações. Face a esta conclusão, recomendamos que, a escola aprofunde a sua capacidade de conhecimento da situação real dos alunos para compreender quem são os estudantes que, na escola apresentam maior dificuldade no PEA; quem são aqueles que mais faltam a escola; onde e como eles vivem; qauis são as suas dificuldades, os que abandonaram qual foi o motivo e o que estão fazendo fora da escola.Item O lugar da formação de professores para o ensino primário em Moçambique: um estudo de caso do Instituto de Chibututuíne(2022) Langa, Bonifácio ObadiasItem Política curricular na Universidade Pedagógica de Moçambique: das influências aos documentos oficiais das reformas (1985 – 2009)(2016) Sapane, Benedito MaurícioItem Resposta Educativa às Necessidades de Estudantes com Deficiência no Ensino Superior: Um Estudo Baseado nas Vivências e Práticas Numa Universidade em Moçambique(2021) Simbine, Lúcia SuzeteEste estudo foi desenvolvido no âmbito do Programa de Doutoramento em Educação/Currículo, versando sobre o tema Resposta Educativa às Necessidades de Estudantes com Deficiência no Ensino Superior: Um Estudo Baseado nas Vivências e Práticas numa Universidade em Moçambique. O mesmo tinha como objectivos conhecer a resposta educativa oferecida aos estudantes com deficiência numa instituição de Ensino Superior em Moçambique, propor e sugerir mecanismos de transformação da Universidade em um verdadeiro centro de promoção de uma Educação Inclusiva, respeitando a diversidade. Realizou-se numa das Faculdades da Universidade escolhida para pesquisa, tendo como suporte metodológico o paradigma interpretativo – naturalista de cunho qualitativo. Para a recolha de dados recorri à entrevista, dirigida a três estudantes com deficiência e a técnica de observação de campo; os dados foram analisados através de análise de conteúdo, fazendo-se, posteriormente, cruzamento entre a informação dos dois instrumentos de recolha de dados e a literatura consultada. Assim, concluí que: Os espaços físicos e os materiais necessitam de ser adaptados para assegurarem uma Educação Inclusiva de qualidade, sendo que existem muitas barreiras arquitetônicas e falta de equipamentos adequados. Há necessidade de organização de um sistema de (auto)advocacia pelo direito e melhorias nas condições de ensino – aprendizagem para os estudantes com deficiência dentro da Universidade. Em 2019 foram identificados 56 com diferentes tipos de deficiência. O acesso à instituição dependeu da facilidade de inserção, influência de colegas de escola e vagas específicas e as escolhas dos cursos tiveram por base as possibilidades futuras de trabalho e à ideia de advogar pelos direitos de cidadãos e uma sociedade mais inclusiva. Nenhum dos participantes fez conhecer a sua condição ou particularidades, sendo que os docentes, os gestores e toda a comunidade foram sabendo da existência destes estudantes a partir dum primeiro contacto directo. A presença de estudantes com deficiência na instituição causa um misto de impacto, negativo no princípio devido às inferências em volta da deficiência e mais tarde torna-se um impacto positivo resultante da entrega, dedicação e aplicação destes estudantes na aprendizagem. Quanto às relações sociais, estas são orientadas para diferentes prismas que vão de pena, condescendência, compaixão, empatia e mesmo ignorância à presença de um estudante com deficiência. Ausência de apoios especializados para responder com qualidade às necessidades dos estudantes com deficiência fragiliza os seus percursos educativos, sendo que as condições de ensino-aprendizagem não são favoráveis a Universidade não dispõe de meios de apoio e de compensação, e de equipamentos e mobiliário adaptado. Neste sentido, a relevância do estudo busca alertar cada membro e gestor universitário em relação à adopção de uma nova postura e paradigma no tocante à resposta que a instituição disponibiliza aos estudantes com deficiência, relativamente às condições ambientais e de ensino - aprendizagem e, a partir daí, apresentar propostas exequíveis, capazes de conduzir a uma resposta à altura das necessidades deste grupo de estudantes.Item UDZIWI, Revista de Educação da Universidade Pedagógica de Maputo -Moçambique(2020)NOTA EDITORIAL Estimados (as) leitores (as) O Centro de Estudos de Políticas Educativas (CEPE) apresenta a Revista Udziwi número 34, com um total de 17 artigos. A equipe editorial da revista UDZIWI Deseja a todos e a todas, uma óptima leitura!