RECIMO – Publicações Científicas

O Repositório Científico de Moçambique (RECIMO) é um conjunto de serviços de informação, gestão, armazenamento, preservação, disseminação e acesso a objectos digitais produzidos no universo das actividades de ensino, investigação, extensão e inovação das Instituições de Ensino Superior e de Investigação Científica Nacionais.

O RECIMO subdivide-se em dois subsistemas de repositórios: Publicações Científicas e Monografias.

RECIMO – Publicações Científicas; regista e agrega teses, dissertações e publicações científicas tais como, artigos científicos publicados em Revistas Científicas com revisão por pares, livros académicos, capítulos de livros académicos, relatórios técnicos científicos, entre outros documentos aceites, produzidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e de Instituições de Investigação Científica (IIC).

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Recent Submissions

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A História da Economia Socialista Moçambicana
(Revista de História Outros Tempos, 2024) Tóme Miranda Maloa; Joaquim Miranda Maloa
Este artigo tem como objetivo caracterizar a economia moçambicana que decorreu entre os anos de 1975 a 1990, período que se convencionou chamar de socialista, em que o governo pós-colonial adotou o Marxismo-Leninismo como instrumento político e ideológico de exercício do poder económico, político e social, seguidos pelos países socialistas, como a URSS, Iugoslávia, Bulgária, Checoslováquia, Alemanha Oriental (RDA), Hungria, Polônia, China, Cuba, etc. Influenciando o governo a recriar reformas de desenvolvimento baseadas nas experiências dos países socialistas. Este artigo se focou na pesquisa bibliográfica e documental para descrever e caracterizar o modelo de organização económica do período que se convencionou chamar de socialista. Palavras-chave: Economia socialista. Marxismo-Leninismo. Moçambique. This article aims to characterize the Mozambican economy during the years of 1975 and 1986, a period conventionally called socialist, in which the post-colonial government adopted Marxism-Leninism as a political and ideological instrument for exercising economic, political and social power, as followed by other socialist countries such as the USSR, Yugoslavia, Bulgaria, Czechoslovakia, East Germany (GDR), Hungary, Poland, China, Cuba etc. The government was influenced to recreate development reforms based on the experiences of socialist countries. This article focused on bibliographical and documentary research to describe and characterize the economic organization model of this period which was conventionally called socialist. Keywords: Socialist economy. Marxism-Leninism. Mozambique. Resumen: Este artículo tiene como objetivo caracterizar la economía mozambiqueña que tuvo lugar entre 1975 y 1986, período convencionalmente llamado socialista, en el que el gobierno poscolonial adoptó el marxismo-leninismo como instrumento político e ideológico para el ejercicio del poder económico, político y social, por países socialistas como: la URSS, Yugoslavia, Bulgaria, Checoslovaquia, Alemania del Este (RDA), Hungría, Polonia, China, Cuba, etc. Influenciando al gobierno para recrear reformas de desarrollo basadas en las experiencias de los países socialistas. Este artículo se centró en una investigación bibliográfica y documental para describir y caracterizar el modelo de organización económica del período que convencionalmente se llamó socialista. Palabras clave: Economía socialista. Marxismo-Leninismo. Mozambique.
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SUWELANI, Revista Científica da Universidade Rovuma, Vol. 4 – Nr. 2
(Editora e Imprensa Universitária, 2021) Diversos
Editorial Numa altura caracterizada por pressões sociais derivadas da Covid-19, a actividade académica e científica têm concentrado os seus esforços em estudos que busquem respostas não só no âmbito da saúde mas também em outras áreas de saber como a economia, sociologia, antropologia, entre outras. Sendo um dos objectivos da Universidade Rovuma o incentivo a investigação científica, tecnológica e cultural na resolução dos problemas com relevância para a sociedade e de apoio ao desenvolvimento do país, contribuindo para o património científico nacional, em primeira instancia, e da humanidade no geral, a presente edição da Revista (segunda do ano) carrega consigo um grande marco para as publicações a nível da instituição por, pela primeira vez, ostentar o número ISSN desde o seu lançamento. A edição 4.2 da Suwelani conta não só com autores da Universidade Rovuma como de outras instituições de ensino nacionais e estrangeiras garantindo assim a pluralidade de fontes de informação e pesquisa. O número 2 do Vol. IV da Suwelani, Revista Científica da Universidade Rovuma, conta com um total de 15 artigos distribuídos em diversas áreas do saber. Pela multiplicidade de áreas científicas que este número contempla, decidimos fragmentar o seu conteúdo em secções, o que vai facilitar a leitura da revista. Assim, cada secção correspondente a uma específica área do saber. Neste sentido, o número conta com quatro secções que são: Ciências da terra, Letras e Ciências Sociais, Psicologia e Pedagogia e Ciências Naturais Secção 1 – Ciências da Terra Nesta secção encontramos dois artigos. O primeiro, com o tema “produção científica sobre mapeamento do uso e cobertura da Terra utilizando a plataforma googleearthengine” aborda o uso da plataforma googleearthengine, como uma ferramenta útil na busca e levantamento bibliométrico de artigos publicados com uso e cobertura da terra. O artigo conclui que as pesquisas estão centralizadas em um pequeno grupo de países, destacando-se os EUA e a China, o que abre oportunidade para novos pesquisadores e cientistas geoespacias realizarem estudos utilizando esta plataforma. O segundo artigo versa sobre “impacto dos contratos de produção e comercialização do algodão caroço no sector familiar e associativo, Monapo: 2004-2007” o artigo discute o impacto dos contratos de produção e comercialização do algodão caroço no sector familiar e associativo, com vista a promover a produção do algodão caroço e melhorar a sua qualidade, bem como a qualidade de vida d sector familiar. O artigo chega à conclusão que a concessionária não cumpre todas as cláusulas do contrato, havendo a necessidade de promoção de mais concessionárias de fomento de algodão no distrito, para permitir melhoria nos aspectos da comercialização da produção, bem como cumprimento dos contratos firmados. Secção 2 – Letras e Ciências Sociais Na terceira secção temos três artigos, o primeiro, com o título “a aprendizagem do português em ambiente multicultural e casos de bullyings linguísticos” reflecte sobre a ocorrência de situações de bullying no contexto de turmas multiculturais característico da Universidade Rovuma. O artigo aponta três condições passíveis de promover bullying nas escolas nacionais, que são: o multilinguismo das turmas, heterogeneidade regional, e a multiculturalidade. O segundo artigo aborda o “Simbolismo cultural das cantigas de amor e relacionamento sexual da cultura Makuwa” e estabelece ligação entre as cantigas a construção da identidade cultural através da análise e categorização das cantigas. O artigo chega à conclusão que existe forte codificação da linguagem nestas cantigas, com a finalidade de garantir o fenómeno chamado ohuunyamaaru (criar equívocos) às crianças e a pessoas não iniciadas culturalmente, por se tratar de matérias adequadas apenas para os adultos. O terceiro artigo, “Espaços cemiteriais em debate: uma abordagem antropológica em diferentes contextos nacionais”, reflecte sobre espaços cemiteriais como lugares integrantes dos meios urbanos, numa gigantesca digressão sobre a concepção destes espaços nas grandes metrópoles como S. Paulo e Chicago desaguando nas cidades de Nampula e Tete que embora não sendo grandes metrópoles, transcendem as pequenas comunidades relativamente homogéneas de pequena escala, problematizando neste contexto o objecto de estudo original da antropologia. Secção 3 – Psicologia e Pedagogia Temos, nesta secção sete artigos, distribuídos em psicologia organizacional, da aprendizagem e pedagogia. No que se refere à psicologia organizacional, temos três artigos, sendo que o primeiro aborda “O papel da Imagem Corporativa como factor de atracção de ingressos à Instituição de Ensino Superior” o artigo defende que a diversificação de Instituições de ensino superior exige que cada uma delas procure investir na melhor forma de sobreviver neste mercado com um diferencial, sendo que a imagem corporativa um dos promissores diferencias a ser potenciado. O segundo artigo reflecte sobre “mudanças de carreiras profissionais de funcionários na Direcção Provincial da Economia e Finanças de Nampula (DPEFN) (2019-2020)” o artigo discute a percepção dos funcionários da DPEFN sobre o processo de mudanças de carreiras profissionais e conclui que os processos de mudanças de carreiras profissionais na instituição em estudo não correram da melhor forma possível, pois foram caracterizados por deficiente interpretação e implementação das normas que regulam a matéria. O terceiro artigo versa sobre “O conhecimento sobre o clima organizacional dos Serviços Provinciais da Economia e Finanças de Nampula”, reflecte sobre sentimento dos servidores públicos afectos àquela instituição, referentes aos anseios entanto como colaboradores daquela instituição. Chegou-se à conclusão que o clima organizacional daquela instituição é, no geral, insatisfatório. Em relação à Psicologia da aprendizagem, temos dois artigos, sendo que o primeiro aborda sobre “Relação Escola/Família na Educação de Crianças com NEE: Estudo de caso da Escola Secundaria Samora Machel – Cidade da Beira”. O artigo conclui que a problemática da relação entre a família e a escola, tendo em conta a criança com NEE, necessita da formação/educação de pais e professores, de forma a inferir mudança de atitudes e práticas. O segundo artigo, com o título “a escola para todos: modelo curricular e a abordagem humanista nos espaços de ensino-aprendizagem”, defende que Para acontecer a inclusão escolar, é preciso conceber um modelo curricular com uma abordagem humanista nos espaços de ensino-aprendizagem, influenciando os professores na necessidade de mudanças paradigmáticas do modelo de escola meramente uniforme nas suas práticas para uma escola voltada a uma pedagogia da diferenciação. Relativamente à pedagogia, temos dois artigos. No primeiro, referente ao tema “ensino superior baseado em pesquisa em sala de aula” defende a interdependência entre a pesquisa e o ensino, sendo que aquela melhora a qualidade de ensino, promove a inovação na abordagem dos conteúdos e, consequentemente, estimula aprendizagem significativa dos alunos e a construção de novos conhecimentos. O segundo artigo desta secção tem como tema “análise da implementação das inovações curriculares no ensino básico em Moçambique”. O artigo conclui que a implementação das inovações curriculares na Escola Primária do 1º e 2º Graus de Jécua e Escola Primária do 1º e 2º Graus de 4º Congresso fracassou. As evidências mostram a existência de alunos com a fraca qualidade na leitura, escrita e cálculos. Secção 4 – Ciências Naturais Temos, nesta secção três artigos. O primeiro faz a “análise químico-física das águas dos poços da cidade de Cuamba” para avaliar a sua qualidade para o consumo humano. O estudo conclui que para o Bairro de Adine 3 os parâmetros avaliados excederam os limites fixados para água de consumo humano. O segundo artigo versa sobre “influência das características da água na qualidade da argamassa na cidade de Angoche” analisar as características da água utilizada no amassamento de argamassa para a construção de residências e a influência na sua qualidade. O estudo conclui que a falta de conhecimento de algumas técnicas básicas inerentes a construção de casa de alvenarias por parte dos pedreiros e proprietários é o factor a partir do qual se usa água inadequada fazendo com que as paredes das casas deteriorem precocemente. O terceiro artigo aborda sobre a “comparação das propriedades mecânicas de aços (30mn b5) com recozimento intercrítico e os raex450”. O artigo discute sobre a possibilidade de melhoria de propriedades mecânicas do aço com a diminuição do impacto ambiental, associada à redução dos custos e do tempo de produção e a melhoria do rendimento industrial. O estudo conclui que o recozimento intercrítico, a uma temperatura variável entre 750-770oC, (inferior à acima indicada), durante 10, 15, 20 e 25 minutos, e posterior resfriamento em água representa menor custo de energia, tempo de produção reduzido e menor impacto ambiental. Sem, no entanto, sair do seu perfil, este número traz consigo artigos com dimensão variadas contribuindo para o desenvolvimento social, económico, político e cultural, facto que convidamos e desejamos a todos uma excelente leitura! O Editor: Artur S. S. Senhor
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SUWELANI, Revista Científica da Universidade Rovuma, Vol. 3 – Nr. 1
(Editora e Imprensa Universitária, 2020) Diversos
Editorial Este volume, o primeiro do ano 2020, é composto por dez artigos. Nele estão reunidos dez contribuições científicas de autores nacionais, as quais sintetizamos: No primeiro artigo, “Análise da perspectiva (inter) cultural em programas e manuais de ensino do francês língua estrangeira em Moçambique”, Feliciano José Pedro analisa os programas e três manuais de ensino de Francês Língua Estrangeira em Moçambique com o objectivo de se estudar os mecanismos de integração da componente (inter)cultural e de referenciação da alteridade que há mais de quarenta anos têm alimentado vários debates no campo da didáctica de línguas onde se afiguram como noções obrigatórias e indiscutíveis. Com recurso aos métodos de análise documental e de análise de conteúdo, combinadas com a proposta de análise da cultura em manuais de Zarate (1993), identificou tendências de valorização da cultura moçambicana e de omissão de diferenças culturais, contrariando o princípio basilar da educação intercultural em línguas, que pressupõe a exposição do aluno à alteridade, tendo em vista a tomada de consciência da sua própria identidade e da relatividade dos factos culturais. O propósito do texto “A determinação nos sintagmas nominais”, de Floriano Fonseca Cherera, foi demonstrar que, nesses sintagmas, ocorrem dois determinantes em simultâneo que são contraditórios e que actuam de forma recíproca, sendo um morfossintáctico, o nome, por ser o núcleo do sintagma, e outro semântico que são os determinantes convencionados. Com base em algumas gramáticas e dicionários actuais, o autor fez uma análise comparativa das abordagens antagónicas da noção e função de determinante tendo constatado a coocorrência da determinação nos sintagmas nominais. Essa constatação tornou questionável a validade das definições do termo determinante que constam de algumas gramáticas e dicionários. O estudo chegou à seguinte conclusão: como solução do problema, a classe convencional perde o estatuto de determinante e assume outra terminologia a ser acordada pelos gramáticos. Ermelinda Atanásio L. Mapasse e Feliciano José Pedro analisaram o processo de formação de professores primários em matérias de ensino do Português, no seu texto “A preparação didáctico-metodológica dos professores primários para o ensino do português em Moçambique: estudo de caso no Instituto de Formação de Professores de Nampula, 2017”. A partir do estudo, os autores apontaram que os módulos focalizam mais aspectos políticos em prejuízo de aspectos didácticos e que os formadores e, consequentemente, os formandos fixam-se muito no que vem proposto nos módulos, enquanto estes devem ser vistos como simples documentos orientadores. A investigação de Jamal Tesoura Assane, com o título “Hibridismo linguístico e cultural em karingana ua karingana de José Craveirinha” analisa o papel do Hibridismo linguístico e cultural em Karingana ua Karingana. O autor concluiu que o hibridismo linguístico e cultural, na obra karingana ua karingana de José Craveirinha, manifesta₋se ou tem o papel de ser um diálogo as vezes tenso entre duas ou mais realidades linguísticas distintas ou entre visões do mundo diferentes no interior de uma mesma obra literária. Armando Raul Uacate Mualeite é o autor do artigo “Concepções dos estudantes do ensino superior sobre Cursos de Ciências Naturais, nas universidades de Nampula”, cujo objectivo foi analisar o grau de influência do género nas concepções dos estudantes para o ingresso nos cursos superiores de ciências naturais ou técnicos relacionados com estas ciências. Nele, o autor revelou que as concepções de natureza afectivo-cultural têm mais influência nas raparigas do que nos rapazes, e que as concepções determinantes de género que influenciam os estudantes na escolha de um curso a frequentar na universidade, são: “predisposição ou afectividade”, “capacidade intelectual”, “atitudes dos professores de ciências naturais perante o género”, “tipo de abordagem das ciências naturais e modelo de referência no ensino” e “relacionamento estereotipado baseado no género”. “Factores de satisfação académica entre estudantes de um Curso de Licenciatura na Universidade Católica de Moçambique em Nampula” é a pesquisa de Gildo Aliante, Maria Natália Lopes Agostinho e Celso Carlos Lobo Sapeto. Tiveram como objectivo identificar os factores que influenciam na satisfação académica de estudantes de um curso de licenciatura na Universidade Católica de Moçambique, em Nampula. Os resultados da análise de conteúdo categorial realizada pelos autores indicam que, de modo geral, os alunos sentem-se satisfeitos, sendo que boas relações entre alunos e aluno-professor; competência e desempenho dos professores; matéria e conteúdos apreendidos, condições e meios de aprendizagem e o gosto pelo curso são os factores que contribuem para essa satisfação académica. Ainda assim, existem alguns aspectos que devem ser melhorados para que não possam interferir negativamente na satisfação dos estudantes, a saber: número de disciplinas de cálculos, reduzido tempo para a realização de trabalhos, diversificação de técnicas de avaliação do desempenho dos alunos com base nas características individuais. O artigo designado “Seminário como estratégia de ensino e aprendizagem: percepções de docentes da Universidade Rovuma”, de Jamal Tarzane Alberto e Machel Isac, avaliou o nível de percepção dos docentes do ensino superior em relação ao seminário como uma estratégia de ensino e aprendizagem. Os autores concluíram que docentes do ensino superior apresentam baixo nível de percepção do seminário como estratégia de ensino e aprendizagem, sugerindo o uso de diversificadas estratégias de aplicação de seminário, enquanto metodologia de iniciação à pesquisa e ao desenvolvimento de raciocínios lógicos, através do debate na aula. No artigo “Objectivos de aprendizagem do ensino secundário em escolas moçambicanas, na percepção de professores e encarregados de educação”, António dos Santos João traz uma reflexão, a partir de entrevistas aos professores e encarregados de educação, sobre que objectivos as escolas do ensino secundário cumprem e como são alcançados, e realmente as acções educativas e pedagógicas que são levadas a cabo concorrem para o alcance desses objectivos. Os resultados sugerem que uma sociedade como a moçambicana precisa de um ensino secundário profissionalizante que prepare o jovem para o saber fazer que o permita enfrentar a vida, num contexto com necessidades de auto-superação de problemas de desemprego e com a dinâmica de desenvolvimento global que se torna cada vez mais exigente sob ponto de vista prático e teórico. Por fim, o estudo de Elias Ricardo Fundice com o título “A teoria da aprendizagem centrada na pessoa de Rogers e o contexto educativo Moçambicano”, descreve os pressupostos basilares da teoria centrada na pessoa (aluno) de Rogers, procurando expor o seu contributo para a promoção de um ensino contextualizado e satisfatório, tendo em consideração as peculiaridades do aluno. Em conclusão, o autor considera que as políticas educativas moçambicanas incorporam alguns princípios da teoria, porém sugere a realização de estudos sobre a aplicação desta teoria na relação professor - aluno no processo de ensino, o seu impacto no rendimento escolar e as opções metodológicas para a sua prossecução. Desejamos uma leitura agradável e proveitosa! O Editor Mussa Abacar
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JÚNIOR, Revista discente da Universidade Rovuma; Vol. 1, Janeiro-Junho 2021
(Editora e Imprensa Universitária, 2021) Diversos
Editorial Este 1º volume da Júnior: Revista discente da Universidade Rovuma é composta por onze artigos de pesquisadores nacionais e internacionais de diferentes áreas de conhecimento. Em sequência, apresentamos um resumo dos artigos que integram esta edição. No primeiro artigo, “Agitadores ou não, batemos a sua porta! uma análise às migrações africanas ao espaço da união europeia, no contexto das crises migratórias”, Cândido Edmundo Alberto Comissário analisa os ditames que perfazem as casualidades migratórias dos africanos ao espaço europeu. O autor elenca que a migração dos africanos para a Europa é fruto de uma casualidade múltipla. Destacam-se as instabilidades políticas e um passado histórico “comum”, com efeitos contrários às aspirações capitalistas sobre as vantagens oferecidas à economia internacional, no contexto de uma Divisão Internacional do Trabalho (DIT) e um processo de globalização dos países desenvolvidos. Estes factores correspondem favoravelmente à decisão individual dos africanos, com proximidade geográfica à Europa, de migrar para o espaço europeu. Com isso, assumem todos os riscos, incluído, o de morte, na travessia do Mediterrâneo. Essa motivação deriva do facto de que, os efeitos demonstram-se praticamente os mesmos, estando em seus países de origem. Como agravante, tem-se a falta de esperança de sobrevivência na opção de permanência em sua terra natal e o sentimento de abando por parte da comunidade internacional. De forma sumária, o autor assume que parte da África está em expansão para a Europa. Ana Paula Santos Maria discute “A cooperação sul - sul e os tipos de relações internacionais existentes entre Brasil e Moçambique”. Através do método de revisão e análise da bibliografia pertencente ao campo das relações internacionais, do estado económico e social, artigos, guias e também relatórios de actividades cooperativas desenvolvidas pelos países emergentes, responsáveis por demonstrar que o relacionamento diplomático entre estes dá-se, visando a aplicabilidade dos interesses partilhados em todos os campos possíveis. A autora conclui que: no caso dos Estados Moçambique e Brasil, pôde-se constatar que as principais formas de cooperação dizem respeito à técnica e à educação, podendo contar também com as cooperações de ajuda humanitária e de saúde, elucidadas no decorrer do trabalho. Em seguida, no artigo “Potencialidades turísticas na cidade de Montepuez, bairro de Matunda e Mirige”, Safir Maulide, Adelino Francisco Cinquenta, Anuarita de Sousa João, Albertino Chovane Cherene, Ângela Paulo, Benedita Paulo, Samuel Francisco Chico, Sónia Lucas Monteiro, Tasilima Cassamo Hagiaman, Tima Abdul Razac, Tonecas Francisco e Crisantos Arnaldo Matias Reveque investigram as potencialidades turísticas Naturais e Culturais na Cidade de Montepuez, nos bairros de Matunda e Mirige. Os autores concluíram que em Montepuez pode-se praticar actividades turísticas através das potencialidades existentes na região. O artigo “Mecanismo de divulgação das potencialidades turísticas da praia de Cabuir no distrito de Maganja da Costa (2017-2019)”, Jorge Gonçalves Minicua, discute os mecanismos de divulgação de potencialidades turísticas da Praia de Cabuir, num contexto em que Cabuir apresenta inúmeras potencialidades turísticas e a sua divulgação pouco se faz sentir. Do estudo, o autor apurou que o processo de divulgação das potencialidades turísticas ainda é incipiente uma vez que, não se usam as médias e redes sociais, não há sinalização das placas turísticas e poucos eventos são realizados na praia de Cabuir em prol da divulgação das potencialidades turísticas. Como estratégias para divulgação das potencialidades turísticas da praia de Cabuir o autor sugere o uso de painéis publicitários, intensificação das sinalizações nas vias de acesso, exploração dos diversos meios de comunicação social inclusive a promoção de eventos na praia em destaque. No artigo “Redes sociais (whatsapp, facebook e sms) e suas implicações na escrita”, Jamal Tarzane Alberto e João Pedro Wing investigaram, através de uma revisão bibliográfica, as redes sociais (Whatsapp, Facebook e SMS) e suas implicações na escrita”. Como resultados da investigação, os autores concluíram que a expansão das tecnologias de comunicação social, trouxe por um lado grandes vantagens na vida do Homem, como agilidade, interacção rápida e eficaz, capaz de suprir tempo e espaço nesta nova realidade, mas por outro lado, também trouxe efeitos devastadores no que concerne à escrita, a partir do uso das chamadas abreviaturas, omissões de palavras, trocas de fonemas, trocas de sílabas com número, entre outras atrocidades. Esse é um fenómeno que, quando analisado, se presume que não tem espaço apenas nas redes sociais, como também pode ganhar em outro, por exemplo na escola ou espaço que se exige a escrita formal. No entanto o uso indevido das redes sociais em relação à escrita formal constitui uma preocupação desde os linguistas até aos psicolinguistas. António dos Santos João e Alberto Hermenegildo António Tépulo estudaram “Os Factores associados ao absentismo e desistência escolar no distrito de Meconta”. O objectivo foi analisar o fenómeno de absentismo e desistência de alunos do ensino primário tomando como amostra 113 participantes entre eles, alunos, professores, pais e encarregados de educação do distrito de Meconta, na Província de Nampula. Os autores concluíram que os fenómenos de absentismo e desistência escolar são influenciados pelos seguintes factores: actividades domésticas que as raparigas são obrigadas a fazer em detrimento da escola; falta de recursos (livros, cadernos e uniforme escolar) e desinteresse dos pais em fazer acompanhamento dos educandos. Ao terminar, apontam ser necessário sensibilizar os próprios alunos para compreendam o valor da escola bem como repensar as estratégias de envolvimento dos encarregados de educação na vida da escola. O artigo intitulado “A superlotação das salas de aulas: suas implicações no processo de ensino e aprendizagem”, de autoria de João Pedro Wing, discute como superlotação das salas de aula influencia no processo de ensino aprendizagem. Os achados sugerem que a superlotação das salas de aulas dificulta a interação professor-aluno, tornando difícil o acompanhamento dos alunos por parte do professor, o que leva os alunos a aprendem com dificuldades. O autor chegou a conclusão de que a motivação para ensinar é influenciado pelo número de alunos existentes em cada turma e a aprendizagem deste é bastante influenciado pela motivação do professor bem como pela relação estabelecida por ambos. “Percepção dos professores em relação à avaliação sumativa no processo de ensino e aprendizagem: um estudo na escola secundária de Luanda, vila de Muidumbe”, é o texto de João Pedro Wing e Machel Isac. Os autores verificaram que, os professores usam diversas metodologias para avaliar os seus alunos, mas se fixam na avaliação sumativa em sua maioria, onde controlam e mensuram os seus alunos através das provas escritas, para obter resultados quantitativos e alcançar os seus objectivos. Ao concluir, afirmam que ainda precisamos enfrentar um longo caminho para que as mudanças possam ocorrer efectivamente no processo de avaliação. Os obstáculos persistem no uso da avaliação tradicional, devido às representações, valores, concepções que estão enraizadas e funcionam como elemento de resistência à construção de novas práticas. Cidália José e Eni Liudmiliza Leite Buma, em “Implicações da Presença de microrganismos para a saúde pública na bebida de produção caseira cabanga”, apresentam um estudo cujo objectivo foi analisar a qualidade microbiológica da cabanga em amostras colectadas em locais de produção sedeados nas periferias da cidade de Nampula. Os resultados das análises revelaram a presença de coliformes totais (em todas as amostras) e coliformes termotolerantes 45oC (em 75% das amostras), assim como valores elevados de levedura, bolores e bactérias aeróbias mesófilas, encontrando-se deste modo fora dos padrões microbiológicos vigentes em Moçambique. Contudo, a cabanga produzida nas zonas suburbanas da cidade de Nampula é imprópria para o consumo humano e pode acarretar custos na saúde do consumidor. Na sequência, Aires Trindade e Evaristo João E. Trahamane apresentam o estudo sobre “Índice de contaminação por toxinas do amendoim (arachis hypogaea) comercializado no mercado Waresta na Cidade de Nampula-2017”. Com o objectivo de analisar o índice de Aflatoxinas no A. Hypogaea, comercializado no mercado Waresta na Cidade de Nampula, observou que amostras provenientes do distrito de Namuno, província de Cabo-Delgado, em média, foram detectadas 32 pbb; nas de Lalaua 13ppb e 6,1 pbb nas de Malema, província de Nampula. Tomando o valor de referência estabelecido pelo mercado internacional que é 10 pbb, estes valores revelaram maior índice de contaminação nas amostras de Namuno e de Lalaua, tendo-se concluído que as quantidades de aflatoxinas do A. Hypogaea, comercializado naquele mercado estão acima do valor recomendado. Esta conclusão leva-nos a sugerir mais estudos envolvendo amostras recolhidas em diversos pontos e a realização de práticas de limpeza em toda a cadeia produtiva com finalidade de diminuir o actual nível de contaminação. Encerramos este volume com o artigo sobre “Mineração do solo, extractos de pedra e a prática de agricultura no Município de Nampula”, de Clemente Mário Simão. O autor verificou que o uso inadequado da terra influência directamente no desenvolvimento social como económico de uma população afectada. A exploração do solo para construções tem promovido diversos impactos negativos, muitas vezes chegando a limites críticos em determinadas regiões, resultando em degradação ambiental e redução da qualidade de vida não só para a comunidade rural mas também para a população em geral. Em locais onde é praticada a actividade de mineração de areia e estratos de pedra no município de Nampula, as comunidades reduziram a prática da agricultura, dedicando-se mais à mineração e esta actividade causa danos ambientais, como covas e destruição da paisagem dos ecossistemas existentes em locais de exploração. Desejamos a todos uma boa leitura!
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SUWELANI, Revista Científica da Universidade Rovuma, Vol. 2 – Nr. 2
(Editora e Imprensa Universitária, 2019) Diversos
Editorial Neste segundo volume do ano de 2019 disponibilizamos aos leitores oito artigos de diferentes áreas de conhecimento. Os artigos seleccionados para este volume são descritos, de forma breve, a seguir: O primeiro artigo, com o título “A escrita académica: um olhar sobre as suas atribuições”, pretende chamar atenção às atribuições formais, intrínsecas da escrita académica. Os autores, Nildo Diogo e Pedrito Cambrão, identificaram que, por um lado, no seio de estudantes, a actividade escrita, na perspectiva de compreensão, reprodução e produção textuais, é muito fraca; por outro, este cenário não se deve, pura e simplesmente, à negligência dos estudantes, mas, também, ao facto de os docentes serem, vezes sem conta, meros avaliadores das produções escritas dos estudantes, sem se colocar como interlocutores, isto é, não adoptam estratégias que incentivem a dinâmica da leitura, compreensão e produção escrita de textos académicos/científicos, quer por razão de desconhecimento ou por falta de vontade/motivação. Américo Artur Cumba, Geraldo Jamisse Hodela, Kátia Marina da Glória Mário Marques Monteiro e Alberto Hermenegildo António Tépulo, discutem sobre “Avaliação da produtividade de Milho (Zea mays L.1758) em diferentes fertilizantes”. Com o objectivo avaliar o efeito de diferentes tipos de fertilizantes, nomeadamente: Ureia, NPK, palha de milho e esterco bovino sobre a produtividade da cultura de milho, os autores revelaram que os fertilizantes NPK, ureia, esterco bovino e palha de milho influenciaram no peso do grão e não influenciaram nas variáveis do número de espiga por planta, número de grau por espiga e o comprimento de espiga por planta. O estudo apresentado no artigo “Ergonomia, Stress e Burnout no processo de ensino moçambicano: uma revisão sistémica”, Francisco Ernesto Francisco, Vinólia Filipe Mondlane Francisco e Jamal Tarzane Alberto discutem em torno da síndrome de burnout e do stress ocupacional na realidade moçambicana. Os autores sugerem incremento de programas de investigação e intervenção, a partir de uma visão crítica sobre a ergonomia no contexto moçambicano. Com o artigo “Evidências de validade e precisão do inventário de cristalização de preferências profissionais”, Joaquim Evaristo Mboa, Francisco Ernesto Francisco e Vinólia Filipe Mondlane Francisco investigaram a validade e a precisão do Inventário de Cristalização de Preferências Profissionais (ICPP) em adolescentes do ensino secundário moçambicano, em duas escolas públicas da cidade de Montepuez, Província de Cabo Delgado. Na análise dos resultados através do Teste Ude Mann-Whitney, os autores não verificaram significância estatística por sexo e idade, considerando p<0,05. O questionário foi constituído por 16 itens e estima consistência interna igual a .82. Evidenciaram que o ICPP integra duas dimensões do autoconceito vocacional: Certeza ( =.73) e Clareza ( =.71), evidenciando assim, uma precisão satisfatória. Finalmente, os autores referem que a análise factorial reforça a necessidade de adaptação do ICPP para a realidade moçambicana. Jamal Tarzane Alberto, sob o título “Desenvolvimento das aspirações vocacionais na infância: um estudo sobre estado da arte no contexto moçambicano”, descreve o estado da arte da orientação vocacional no contexto moçambicano. O estudo indica que a literatura no âmbito vocacional no cenário internacional mostra algum avanço científico, mas no contexto nacional, essa área ainda é embrionária. A maioria das investigações conduzidas no cenário internacional e as poucas no cenário moçambicano apresentam uma grande lacuna pois, essas investigações centram-se com adolescente e adultos deixando de fora a infância. E verifica-se que esses estudos são suportados pelas teorias de desenvolvimento vocacional que mostram que, desde os primeiros anos de vida, o sujeito constrói as suas aspirações vocacionais. O autor sugere que o sujeito seja orientado vocacionalmente desde criança para que na adolescência e na fase adulta não encare muitas dificuldades sobre suas escolhas profissionais. O “Recrutamento e selecção do pessoal em um estabelecimento turístico em Nacala-Porto” é o trabalho de autoria de Almeirim Deus da Incarnação Jaime Nacarapa e Gildo Aliante. Com o estudo, os autores analisaram o processo de recrutamento e selecção do pessoal em um estabelecimento turístico localizado na cidade de Nacala-Porto, Província de Nampula. Os autores revelaram a falta de aplicação dos conhecimentos de gestão estratégica dos Recursos Humanos e dos princípios e regras legalmente previstas na lei trabalhista no acto de recrutamento e selecção do pessoal, o que de certa maneira interfere negativamente no funcionamento das instituições estudadas, caracterizada pela fraca capacidade de provisão de serviços aos turistas e fraco desempenho do pessoal. Sugere-se a diversificação das técnicas de selecção do pessoal e do cumprimento das normas contratuais vigentes em Moçambique. Com o objectivo de analisar se a formação dos professores pode melhorar o processo de ensino e aprendizagem de alunos com NEE, nas Escolas Primarias Completas, na cidade de Nampula, Jaime Murambire desenvolveu o estudo como título “O impacto da formação de professores na melhoria do processo de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais – estudo de caso de uma escola primária completa em Nampula”. Do estudo o autor constatou que: os professores que leccionam as aulas a crianças com NEE a nível da cidade de Nampula não têm formação ligada à área em que trabalham; os alunos das escolas estudadas não têm bom aproveitamento pedagógico ao longo dos trimestres o que demonstra baixos níveis de aprendizagem e que pode comprometer posterior continuação de estudos e; terminado o ensino primário e secundário, o aluno não tem continuidade para o ensino superior a nível da cidade de Nampula. A pesquisa apresentada no último artigo, de Denisse Kátia Soares Omar, discorre sobre “Ritos de iniciação e a reprodução cultural: um estudo sobre os macuas da cidade de Nampula”. Visando compreender a Reprodução Cultural dos Macuas a partir da prática dos Ritos de Iniciação, a autora conclui que na sociedade macua, os ritos de iniciação constituem uma etapa de formalização na educação iniciada na família. São uma regra de conduta obrigatória por imperativo de convivência social. Desejamos uma leitura agradável e proveitosa! O Editor Mussa Abacar