Biblioteca Central
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Biblioteca Central by Title
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
Item A formação de professores para o ensino primário em Moçambique(2023) Langa, Bonifácio ObadiasO presente texto traz uma reflexão acerca da formação docente para o ensino primário em Moçambique. Por meio de uma abordagem qualitativa, discute sobre alguns aspectos históricos, sociais, culturais e políticos desse povo e apresenta o Sistema Nacional de Educação (SNE) e a situação geral do ensino primário em Moçambique, como componentes que alicerçam a formação profissional docente para o ensino primário. Na sequência, apresenta uma visão panorâmica sobre o subsistema de formação de professores para o ensino primário, culminando por uma breve análise sobre a atualidade da formação docente para o primário nesse país. Tratou-se de um estudo bibliográfico sobre a legislação educacional moçambicana em cujas conclusões remetem para uma necessidade de reforma sobre a educação e formação docente para o ensino primário tendo em conta o atual contexto da lei, assim como vinca-se a necessidade da prática do isomorfismo na formação.Item A formação de professores para o ensino primário em Moçambique(2023) Langa, Bonifácio ObadiasO presente texto traz uma reflexão acerca da formação docente para o ensino primário em Moçambique. Por meio de uma abordagem qualitativa, discute sobre alguns aspectos históricos, sociais, culturais e políticos desse povo e apresenta o Sistema Nacional de Educação (SNE) e a situação geral do ensino primário em Moçambique, como componentes que alicerçam a formação profissional docente para o ensino primário. Na sequência, apresenta uma visão panorâmica sobre o subsistema de formação de professores para o ensino primário, culminando por uma breve análise sobre a atualidade da formação docente para o primário nesse país. Tratou-se de um estudo bibliográfico sobre a legislação educacional moçambicana em cujas conclusões remetem para uma necessidade de reforma sobre a educação e formação docente para o ensino primário tendo em conta o atual contexto da lei, assim como vinca-se a necessidade da prática do isomorfismo na formação.Item Caderno de Resumos - Seminário Anual de Pesquisa e Extensão/Inovação - 2022(2022)O Seminário Anual de Pesquisa visa proporcionar um espaço de partilha, divulgação, dissemi nação e debate de resultados de pesquisa e extensão/inovação realizada por docentes, investi gadores internos à UPMaputo, estudantes de Graduação e de Pós-graduação da UPMaputo.Item Family functioning in the Mozambican context: results of a psychometric study of the SCORE-15 scale(2022) Bié, Domingos; Narciso, Isabel; Crespo, Carla; Roberto, MagdaThe Systemic Clinical Outcome and Routine Evaluation (SCORE)-15 scale is a widely used tool for measuring family functioning across three dimensions: strengths and adaptability, overwhelmed by difficulties, and disrupted communication. This study assessed the factorial validity and reliability of the SCORE-15 in the Mozambican context. Four-hundred university students completed the SCORE-15 scale and the depression, anxiety and hostility subscales of the Brief Symptom Inventory (BSI). The confirmatory factor analysis supported a three-factor structure that presented adequate model fit and reliability indexes. Poorer family functioning was correlated with psychopathological symptoms, except for the association between depression and disrupted communication. Women revealed higher levels of disrupted communication, while being single was associ ated with lower levels of being overwhelmed by difficulties and disrupted communication. Age was positively associ ated with being overwhelmed by difficulties and disrupted communication. The Mozambican version of the SCORE-15 showed good factorial validity and reliability and can be used in this national diverse socio-cultural context.Item O lugar da formação de professores para o ensino primário em Moçambique: um estudo de caso do Instituto de Chibututuíne(2022) Langa, Bonifácio ObadiasItem Política curricular na Universidade Pedagógica de Moçambique: das influências aos documentos oficiais das reformas (1985 – 2009)(2016) Sapane, Benedito MaurícioItem UDZIWI, Revista de Educação da Universidade Pedagógica de Maputo -Moçambique(2020)NOTA EDITORIAL Estimados (as) leitores (as) O Centro de Estudos de Políticas Educativas (CEPE) apresenta a Revista Udziwi número 34, com um total de 17 artigos. A equipe editorial da revista UDZIWI Deseja a todos e a todas, uma óptima leitura!