Revista Científica Suwelani
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Revista Científica Suwelani by Title
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
Item SUWELANI, Revista Científica da Universidade Rovuma, Vol. 1 – Nr. 1(Editora e Imprensa Universitária, 2018) DiversosEditorial As transformações que vem ocorrendo nas diferentes esferas da sociedade moçambicana desafiam à Universidade a diversificar cada vez mais as suas áreas de produção, de obtenção e difusão de conhecimentos, assim como a apostar na extensão e na pesquisa de modo a alimentar o ensino. As dinâmicas actuais exigem às Universidades a capitalizar a pesquisa e a extensão, que constituem alicerce do ensino. É assim que, a Direcção da Pós- Graduação, Pesquisa e Extensão retoma editar a Revista Suwelani, depois de operar mudanças profundas da sua política editorial, de modo a difundir as produções científicas resultantes de trabalhos de investigação e extensão levados a cabo por professores, alunos e outros investigadores comprometidos com a investigação científica. Nesta edição, reunimos dez artigos de temas multidisciplinares. No primeiro artigo, de autoria de Mário Jorge Caetano Brito dos Santos, intitulado “O Valor Excelência na Universidade Pedagógica (2010-2014)”, trata de discutir a importância da excelência como uma busca contínua de aperfeiçoamento e agregação de maior valor da Universidade, o que impõe entrega de toda a estrutura da instituição (gestores, docentes, CTA e estudantes) na busca permanente e sistemática de auto-superação, tendo como visão comum estabelecer a UP como uma referência incontornável no ensino superior. No segundo artigo “Pensar o pensamento: ideias soltas”, de Arcénio Francisco Cuco e Bierramos Saraiva (in memoriam), os autores fazem a reflexão da necessidade de produção do pensamento próprio, partindo da ideia de que o que se lê, que designam “pensamento dos outros”, da panóplia de literaturas apenas serve como um veículo para a produção do pensamento próprio. No “Pensar o pensamento: ideias soltas”, discutem os conceitos “metodologismo” e “rigor metodológico”. No trabalho “Ethos local e currículo oficial: o valor social dos ritos da iniciação na sociedade macua”, de João Alberto de Sá e Bonnet, é analisado o valor social dos ritos de iniciação na sociedade macua. Os achados do autor apontaram a existência de uma educação autóctone tradicional na sociedade Macua que inclui os ritos de iniciação de puberdade e que funciona como socialização do Homem, pela relevância dos seus conteúdos, métodos e meios, na resolução de problemas concretos da vida, havendo a necessidade de o currículo escolar integrar os valores do ethos local para tornar o Ensino Básico mais próximo da realidade, cultural e política. No texto “O Conflito Ontológico-cultural: conflito configurador a Literatura Moçambicana”, quarto artigo, Francisco Gaita, refere-se ao encontro das culturas bantu e as de origem europeia, que provocou um confronto intercultural que se corporizou na dupla rejeição dos dois sistemas culturais. O autor acrescenta que não quisemos ser o que fomos antes da colonização, nem assumir o que nos foi imposto durante os quinhentos anos. Isto desenraizou o homem da sua pertença cultural, provocando a crise de identidade, conflito ontológico-cultural que permite uma reflexão sobre a natureza do homem inserido num contexto histórico-social concreto. O autor observa que esta é uma das tensões que protagonizam um processo de criação que se verifica em Jesusalém e em O Sétimo Juramento de Mia Couto e Paulina Chiziane, respectivamente. No quinto artigo, Mussa Abacar traz uma revisão sistemática sobre o “Trabalho e doenças ocupacionais: um enfoque sobre o stress ocupacional”, com o objectivo de analisar o efeito do trabalho na ocorrência de stress nos trabalhadores e a resposta destes diante das situações de stress ocupacional. O autor fornece um suporte teórico para o estudo do trabalho desenvolvido em diversas organizações e sua articulação com o stress ocupacional. No sexto artigo aborda-se o “Stress oxidativo induzido por peróxido de hidrogénio e menadiona em macrófagos de mus musculus”. Lázaro Gonçalves Cuínica avalia os efeitos do stress oxidativo induzido por peróxido de hidrogénio (H2O2) e menadiona em macrófagos de Mus musculus. O autor constatou que 5 mM do H2O2 e da menadiona induziram alta redução da actividade enzimática de SOD e GAPDH, e elevou a taxa de carbonilação de proteínas. Por sua vez, no sétimo artigo, “Análise da qualidade da cabanga, cervejas impala, manica e mac-mahon produzidas na cidade de Nampula”, de Fernando João Tanleque Alberto e Crimildo da Cruz Amândio Óscar, faz-se análise das características físico-químicas das bebidas Cabanga, Cerveja Impala, Manica e Mac-Mahon produzidas na cidade de Nampula através dos parâmetros teor alcoólico, PH, estrato original, estrato aparente e nível energético. Os resultados da análise estatística (ANOVA; =0.05) revelaram a existência de diferenças estatisticamente significativas entre diferentes tipos (ou marcas) de cerveja. No oitavo artigo, de autoria de Rodolfo Bernardo Chissico, com o título “Método de produção de sabão à base de cinzas e óleo de coco”, é apresentado um método de produção de sabão à base de cinzas e óleo de coco, capaz de ser usado para a produção de sabão pelas comunidades, como também pelas escolas principalmente rurais para experiências laboratoriais nas aulas de Química. O autor conclui que o sabão à base de cinzas e óleo de coco deve ser produzido a partir do extracto de cinzas e não a partir do emprego directo de cinzas como se augurava. Acrescenta que a reacção de produção do sabão deve ocorrer a quente e deve-se submeter ao processo de salga que consiste na transformação do sabão líquido em sólido e, variáveis como temperatura, proporções das substâncias, concentrações de álcalis totais nos extractos de cinzas definem a qualidade do sabão a ser produzido à base desse método. No artigo “Atribuições causais do rendimento escolar: estudo preliminar com estudantes do ensino superior”, Maria Luísa Lopes Chicote Agibo e Leandro S. Almeida mapeiam as razões que os estudantes do ensino superior evocam por detrás do seu sucesso ou fracasso escolar bem como o impacto de algumas variáveis sócio- académicas nos processos atribucionais. Os resultados apontam para uma internalidade no que se refere aos padrões atribucionais exibidos pelos estudantes investigados. As diferenças observadas entre as variáveis sócio-demográficas e os processos atribucionais não foram estatisticamente significativas. Na investigação sob o tema “Motivação no trabalho dos servidores públicos na secretária do Conselho Municipal da vila de Ribaué, Nampula”, Gildo Aliante, Mussa Abacar e Manuel Luís da Fonseca Jorge Rapieque analisam os principais factores organizacionais que interferem na motivação em servidores públicos da Secretaria Municipal de Ribaué. Os autores sugerem a existência de factores motivacionais e desmotivacionais no trabalho dos funcionários. Desejamos boa leitura a todos! Os Editores Mário Jorge Caetano Brito dos Santos João Alberto de Sá e Bonnet Mussa Abacar Maria Luísa Lopes Chicote Agibo Adelino Inácio AssaneItem SUWELANI, Revista Científica da Universidade Rovuma, Vol. 1 – Nr. 2(Editora e Imprensa Universitária, 2018) DiversosEditorial Neste Volume 1 Número 2 estão congregados trabalhos de autores nacionais, de diferentes áreas disciplinares, que se propuseram a usar o espaço editorial da Revista Suwelani para divulgação dos resultados de suas pesquisas. Agradecemos a todos os pesquisadores que vêem a Revista Suwelani como uma alternativa para compartilhar com a comunidade científica seus resultados de pesquisa, tal como resumi-nos a seguir: O artigo sobre “Práticas curriculares dos professores da disciplina de ofícios como práticas de formação continuada: uma experiência com os professores dos distritos de Muecate e da cidade de Nampula”, de Adelino Inácio Assane, João Alberto de Sá e Bonnet e, Cármen Lúcia Vidal Pérez, traz uma reflexão sobre como as experiências quotidianas podem constituir elementos fundacionais para se pensar em uma formação continuada ou em exercício que se adequa com a realidade dos professores e dos alunos. A partir de uma disciplina específica, os autores visualizam as trocas de experiências ao nível das Zonas de Influência Pedagógica como essenciais para esse fim. Armando Alfredo, Mussa Abacar e Siquinha Vasco Lucas trazem uma pesquisa sobre “Progressão semi-automática no Ensino Básico: análise das representações sociais dos Professores e dos Pais e Encarregados de Educação”. Na abordagem discutem como os pais e professores representam o sistema de progressão semi-automática adoptado no Ensino Básico. Os autores concluíram que existem concepções variadas sobre a política de progressão semi-automática e que esta não contribui para o sucesso escolar. A pesquisa relatada no artigo “Abordagens à aprendizagem: sua relação com as concepções e competências dos alunos do ensino secundário”, António dos Santos João aborda como os alunos se relacionam com as tarefas de aprendizagem e se envolvem nesse processo. Nessa análise, o autor sugere ser necessário ensinar aos alunos as estratégias metacognitivas de estudo (elaboração de resumos, fichas de leitura, realização e correção de exercicios e planificação do tempo de estudo) como algumas das medidas que podem contribuir para melhorar a aprendizagem dos alunos no ensino secundário. Aberto José, sob o título “Estratégias Usadas pelos Professores em Formação de Matemática na Representação Gráfica da Função Derivada”, faz uma análise das estratégias usadas pelos professores em formação de Matemática na representação gráfica da função derivada, o qual conclui que persistem ainda nos professores dificuldades em reconhecer gráficos de funções derivada, se a função primitiva for dada pelo seu gráfico. Com o artigo “Estratégias de Aprendizagem e Rendimento Escolar em Alunos do 3ºciclo do Ensino Básico: Caso da Escola Primária Completa de Carrupeia, Cidade de Nampula (2011-2013)”, José Maria Pedro Salia discute as estratégias de aprendizagem que podem influenciar no rendimento escolar dos alunos do 3º ciclo (6ª e 7ª classe). Através da análise de várias dimensões (motivação, tempo de estudo, material de estudo, espaço de estudo, realização de testes, estudo de português e estudo de matemática), chega a concluir que as estratégias de aprendizagem influenciam no sucesso do rendimento escolar do aluno. O texto intitulado “Algumas reflexões sobre o conceito de Território: Uma contribuição para o ensino da Geografia”, de Vanito Viriato Marcelino Frei, faz reflexão sobre o conceito Território, destacando a sua importância na ciência geográfica. Esta reflexão constitui uma contribuição para o aprofundamento do debate sobre as categorias e conceitos-chave da Geografia para os profissionais da área, e principalmente para os estudantes e docentes do curso de Geografia da Universidade Pedagógica onde, de modo geral, o debate sobre os conceitos e as categorias geográficas no processo de formação de futuros professores de Geografia é incipiente. A investigação de Lázaro Gonçalves Cuínica examina a “Toxicidade de CO, O3, SO2 e NO2 em pessoas atópicas e seus efeitos no agravamento da polinose”. Os resultados obtidos apontaram que CO, O3, SO2 e NO2 são poluentes atmosféricos de toxicidade pronunciada no trato respiratório, que comprometem bastante a saúde de pessoas atópicas. Os immunoblots mostraram alto reconhecimento da imunoglobulina E (IgE) nos extratos proteicos do pólen exposto em relação aos não expostos. Por sua vez, Maria Luísa Lopes Chicote Agibo, com o artigo “Construção de carreira ao longo da vida: Reflexões sobre possibilidades de intervenção num mundo em mudanças”, faz reflexão sobre os processos de construção de carreira (vida) ao longo da vida neste actual cenário marcado pela imprevisibilidade e incerteza, tomando como referência algumas reflexões provenientes de um estudo exploratório desenvolvido no âmbito da orientação profissional e de carreira com adolescentes moçambicanos. A autora constata a urgência e a necessidade de se pensar em estratégias inovadora que possam ajudar às novas gerações a “tracejarem” seus projetos de carreira, apontando para o papel imprescindível das instituições de formação, especificamente a universidade, em poder traçar programas de intervenção que visem auxiliar os jovens no complexo processo de construção das suas carreiras ao longo da vida. O estudo de Joana João Jaquissone e Mário Jorge Caetano Brito dos Santos, denominado “Papel das Redes Sociais na Integração Socioeconómica dos Imigrantes Somalis na Cidade de Nampula”, analisa o impacto das redes sociais no processo de integração socioeconómica dos somalis na cidade de Nampula. Os autores chegaram à conclusão que a imigração dos somalis para a cidade de Nampula é motivada pela busca de melhores condições de vida numa perspectiva social e económica. Acrescentam que este desiderato materializa-se mediante acionamento de redes sociais, nas quais verificam-se os processos de acomodação, em que a aprendizagem dos idiomas locais, a religião, a participação em eventos culturais e desportivos jogam papel preponderante e, assimilação, em que os imigrantes interiorizam os valores e costumes da sociedade de acolhimento. O artigo “A educação autóctone tradicional macua: o sentido educativo da educação autóctone tradicional macua, na percepção dos entrevistados”, de João Alberto de Sá e Bonnet, discute a Educação Autóctone Tradicional Macua, incluindo os ritos de iniciação, nos eixos conteúdos, métodos e meios de ensino e a sua relevância na construção do currículo do Ensino Básico em Moçambique (1ª à 5ª classes), no período entre 1983-2000, procurando identificar, descrever e explicitar práticas pedagógicas inerentes aos saberes locais utilizados na mediação dos conteúdos da Educação Autóctone Tradicional Macua. Nessa análise, o autor sugere a inclusão, no currículo escolar, dos valores do ethos local para tornar o Ensino Básico mais próximo da realidade cultural e política. Mário Jorge Caetano Brito dos Santos e Adelino Inácio Assane trazem para os leitores o texto “Desafios da educação hoje, para o país de amanhã: o papel da Universidade Pedagógica na sociedade moçambicana”. Nele analisam os desafios da educação em Moçambique para um país que pretende-mos amanhã, centrando-se no papel da Universidade Pedagógica, como uma instituição que se dedica à formação superior de educadores para o Sistema Nacional de Educação (SNE) bem como a formação de técnicos de outras áreas. A partir de uma perspectiva crítica, os autores concluem que a educação hoje depara-se com desafios relacionados à preparação acadêmica e técnica dos alunos e dos professores, observando que é necessário a Universidade ocupar ou inverter os seus propósitos para investigação-extensão-ensino, de modo a ocupar um espaço de destaque na formação dos quadros para a educação com a qualidade que se pretende. Esperamos que a leitura seja proveitosa e que contribua nas próximas edições! Os Editores Mário Jorge Caetano Brito dos Santos João Alberto de Sá e Bonnet Mussa Abacar Maria Luísa Lopes Chicote Agibo Adelino Inácio AssaneItem SUWELANI, Revista Científica da Universidade Rovuma, Vol. 2 – Nr. 1(Editora e Imprensa Universitária, 2019) DiversosEditorial O presente volume da revista Científica Suwelani contém onze artigos. No primeiro, Eusébio André Pedro discute “Moçambique no Processo de Modernização: efeitos da dívida externa no ruído sobre corrupção” e conclui que existe um ponto crítico e divergente entre as decisões políticas tomadas pelos líderes moçambicanos e as decisões técnicas tomadas pelos parceiros de cooperação e doadores. Ao terminar, alerta que a implantação de qualquer projecto de desenvolvimento nacional que não tome em consideração as decisões e recomendações dos doadores será proscrito, criticado e conotado como o causador do subdesenvolvimento do país. No segundo, “Análise de Cointegração da Taxa de Câmbio e Índice de Preços ao Consumidor em Moçambique”, Abubacar Nizar faz um exame detalhado entre os índices de preços ao consumidor de Moçambique e a taxa de câmbio do dólar norte-americano em relação ao metical, no período de Janeiro de 2005 a Junho de 2016. Os resultados indicaram a existência de um vector de cointegração que estabelece a relação de longo prazo entre as duas variáveis em estudo: com um aumento em 1% sobre a taxa de câmbio, a inflação do país aumenta na ordem de 1.1906% e os valores defasados da taxa de câmbio causam, à maneira de Granger, os preços do país. Em relação ao modelo VEC estimado, os resultados indicaram que, em períodos de “escassez de alimentos”, a inflação aumenta ligeiramente em 0.005% e, período de colheita baixa, em 0.006%. No terceiro, Lázaro Gonçalves Cuínica e Rodolfo Bernardo Chissico, com o tema “Caracterização Físico-Química e Actividade Anti-Inflamatória do Extrato Hidroetanólico de Olax Dissitiflora”, demonstraram que o extracto apresenta cinco etapas de termo decomposição, energia de activação de 142,37 ± 4,94 KJ mol-1, 43 fragmentos moleculares e o tempo de validade de 0,87 anos; o efeito anti-inflamatório do extracto (1000 μg/mL) é significativamente maior que o de diclofenaco sódico (100 μg/mL) e; o extracto tem boas características físico-químicas para a produção tecnológica de fitocosméticos e boas propriedades anti-inflamatórias. No quarto, Gisela Marisa Carlos Guibunda Jossamo discute o “Aproveitamento de Técnicas de Herborização no Ensino e Aprendizagem da Nomenclatura e Sistemática Botânicas, no Ensino Secundário Geral (11ª Classe)” e conclui que há diferenças no desenvolvimento de capacidades cognitivas dos alunos entre um ensino baseado e o não baseado em técnicas de herborização, pois, no primeiro, os alunos desenvolvem mais a capacidade de memorização da morfologia, sistemática e taxonomia botânica em relação aos alunos do segundo. Esta constatação confirma a eficiência do método e, por isso, recomenda a sua disseminação nas escolas para que se torne a prática didáctico-pedagógica dos professores da disciplina de Biologia. Armando Raúl Uacate Mualeite traz, no quinto artigo, o tema “Proposta do Currículo Integrado para Ciências Naturais do Ensino Secundário em Moçambique”. O estudo sugere que a grelha de conteúdos devia ser em forma de espiral e baseada no princípio construtivista do Processo de Ensino-Aprendizagem. O texto de António dos Santos João “Aprendizagem no Ensino Primário: Um Olhar sobre Dimensões, Objectivos e Sentidos”, no sexto artigo, apresenta uma reflexão sobre a importância da promoção de valores estéticos, para que os alunos saibam apreciar a arte e possam despertar as suas aptidões artísticas, o que, de certa forma, levaria ao desenvolvimento do gosto pelo belo, como são os casos do meio ambiente, da estética da habitação, da qualidade dos bens de uso, do ordenamento territorial e do urbanismo bem concebido. No sétimo, com o título “Factores Associados ao Absentismo Laboral em Professores das Escolas do Ensino Básico em Angoche”, Gildo Aliante, Fabião Omar Nlija e Gilberto Daniel Rafael exploram os factores associados ao absentismo por parte dos professores do ensino básico, na ZIP de Marrocane, em Angoche - Nampula. Os resultados do estudo apontam como causas do fenómeno a falta de um banco, naquele local, para o levantamento dos seus salários; as longas distâncias percorridas no trajecto casa-escola-casa; os fenómenos naturais como chuvas; os baixos salários; o absentismo dos alunos; as más condições de trabalho; a falta de habitação condigna para professores no local de trabalho; as doenças que afectam os professores e/ou os seus familiares; o ciclo menstrual e o acompanhamento dos filhos recém-nascidos às consultas médicas. No oitavo, Bruno Alfredo de O. M. Cepeda Gamito analisa as “Tecnologias Móveis como Expansão na Sala de Aulas: uma realidade emergente para pensar a educação no contexto moçambicano”. Os resultados da pesquisa indicam que não existe um modelo único de agregação das tecnologias móveis na educação, mas vários que devem ser adotados, de forma a garantir a qualidade no ensino e aprendizagem, uma vez que o mundo moderno apresenta mudanças muito rápidas, que exigem que os docentes tenham certas características compatíveis com este cenário. O autor termina alertando para a necessidade de constante atualização e domínio de novas tecnologias e participar de novas formas de aprendizagem sempre na perspectiva da inovação, pois a mera reprodução de informações já não surte os efeitos esperados no Processo de Ensino e Aprendizagem. No nono, “Mas Você é Meio Homem”: sobre ser homem/mulher e os ritos de iniciação em Moçambique", Roberto da Costa Joaquim Chaua traz os sentidos produzidos, nos ritos de iniciação, e suas implicações nas relações quotidianas e conclui defendendo que ser/tornar-se homem/mulher está baseado na ideia de que o “ser” auto e revelado compreende e está compreendido no mundo da vivência comunitária em que está inserido. Genoveva Balbina Inroga Rente Jamal, apresenta, no décimo artigo, “Estratégias de Comunicação Usadas pela Direcção Provincial da Saúde no Combate à Malária no Bairro de Mutauanha, Nampula”. Em princípio as estratégias a serem usadas, no combate à malária, devem basear-se em campanhas de sensibilização previamente definidas, durante a produção de planos anuais, pelo Governo, mas apesar do esforço envidado, poucas vezes, tem havido sensibilização sobre a malária, sendo feita, na maior parte das vezes, nos centros de saúde ou hospitais e não por via de campanhas de sensibilização. No décimo primeiro e último artigo intitulado “Nascimento de Filhos Seronegativos a Partir de Pais Seropositivos”, os autores Celestino João, Evaristo João Ordem Trahamane e Rosalina Manuel Mugerema concluem que este facto deve-se à imunidade inata conferida ao feto durante a gestação, mas para tal é necessário que a mãe esteja com a carga viral baixa, ter CD4 elevado e não ter outras doenças como malária, sífilis, gonorreia ou outras doenças de transmissão sexual. O artigo termina alertando, aos pais seropositivos, para que aceitem e adiram ao Tratamento Antirretroviral e que cumpram as regras nele estabelecidas. Em nome da Comissão Editorial, desejo, a todos, uma leitura proveitosa! O Editor Mussa AbacarItem SUWELANI, Revista Científica da Universidade Rovuma, Vol. 2 – Nr. 2(Editora e Imprensa Universitária, 2019) DiversosEditorial Neste segundo volume do ano de 2019 disponibilizamos aos leitores oito artigos de diferentes áreas de conhecimento. Os artigos seleccionados para este volume são descritos, de forma breve, a seguir: O primeiro artigo, com o título “A escrita académica: um olhar sobre as suas atribuições”, pretende chamar atenção às atribuições formais, intrínsecas da escrita académica. Os autores, Nildo Diogo e Pedrito Cambrão, identificaram que, por um lado, no seio de estudantes, a actividade escrita, na perspectiva de compreensão, reprodução e produção textuais, é muito fraca; por outro, este cenário não se deve, pura e simplesmente, à negligência dos estudantes, mas, também, ao facto de os docentes serem, vezes sem conta, meros avaliadores das produções escritas dos estudantes, sem se colocar como interlocutores, isto é, não adoptam estratégias que incentivem a dinâmica da leitura, compreensão e produção escrita de textos académicos/científicos, quer por razão de desconhecimento ou por falta de vontade/motivação. Américo Artur Cumba, Geraldo Jamisse Hodela, Kátia Marina da Glória Mário Marques Monteiro e Alberto Hermenegildo António Tépulo, discutem sobre “Avaliação da produtividade de Milho (Zea mays L.1758) em diferentes fertilizantes”. Com o objectivo avaliar o efeito de diferentes tipos de fertilizantes, nomeadamente: Ureia, NPK, palha de milho e esterco bovino sobre a produtividade da cultura de milho, os autores revelaram que os fertilizantes NPK, ureia, esterco bovino e palha de milho influenciaram no peso do grão e não influenciaram nas variáveis do número de espiga por planta, número de grau por espiga e o comprimento de espiga por planta. O estudo apresentado no artigo “Ergonomia, Stress e Burnout no processo de ensino moçambicano: uma revisão sistémica”, Francisco Ernesto Francisco, Vinólia Filipe Mondlane Francisco e Jamal Tarzane Alberto discutem em torno da síndrome de burnout e do stress ocupacional na realidade moçambicana. Os autores sugerem incremento de programas de investigação e intervenção, a partir de uma visão crítica sobre a ergonomia no contexto moçambicano. Com o artigo “Evidências de validade e precisão do inventário de cristalização de preferências profissionais”, Joaquim Evaristo Mboa, Francisco Ernesto Francisco e Vinólia Filipe Mondlane Francisco investigaram a validade e a precisão do Inventário de Cristalização de Preferências Profissionais (ICPP) em adolescentes do ensino secundário moçambicano, em duas escolas públicas da cidade de Montepuez, Província de Cabo Delgado. Na análise dos resultados através do Teste Ude Mann-Whitney, os autores não verificaram significância estatística por sexo e idade, considerando p<0,05. O questionário foi constituído por 16 itens e estima consistência interna igual a .82. Evidenciaram que o ICPP integra duas dimensões do autoconceito vocacional: Certeza ( =.73) e Clareza ( =.71), evidenciando assim, uma precisão satisfatória. Finalmente, os autores referem que a análise factorial reforça a necessidade de adaptação do ICPP para a realidade moçambicana. Jamal Tarzane Alberto, sob o título “Desenvolvimento das aspirações vocacionais na infância: um estudo sobre estado da arte no contexto moçambicano”, descreve o estado da arte da orientação vocacional no contexto moçambicano. O estudo indica que a literatura no âmbito vocacional no cenário internacional mostra algum avanço científico, mas no contexto nacional, essa área ainda é embrionária. A maioria das investigações conduzidas no cenário internacional e as poucas no cenário moçambicano apresentam uma grande lacuna pois, essas investigações centram-se com adolescente e adultos deixando de fora a infância. E verifica-se que esses estudos são suportados pelas teorias de desenvolvimento vocacional que mostram que, desde os primeiros anos de vida, o sujeito constrói as suas aspirações vocacionais. O autor sugere que o sujeito seja orientado vocacionalmente desde criança para que na adolescência e na fase adulta não encare muitas dificuldades sobre suas escolhas profissionais. O “Recrutamento e selecção do pessoal em um estabelecimento turístico em Nacala-Porto” é o trabalho de autoria de Almeirim Deus da Incarnação Jaime Nacarapa e Gildo Aliante. Com o estudo, os autores analisaram o processo de recrutamento e selecção do pessoal em um estabelecimento turístico localizado na cidade de Nacala-Porto, Província de Nampula. Os autores revelaram a falta de aplicação dos conhecimentos de gestão estratégica dos Recursos Humanos e dos princípios e regras legalmente previstas na lei trabalhista no acto de recrutamento e selecção do pessoal, o que de certa maneira interfere negativamente no funcionamento das instituições estudadas, caracterizada pela fraca capacidade de provisão de serviços aos turistas e fraco desempenho do pessoal. Sugere-se a diversificação das técnicas de selecção do pessoal e do cumprimento das normas contratuais vigentes em Moçambique. Com o objectivo de analisar se a formação dos professores pode melhorar o processo de ensino e aprendizagem de alunos com NEE, nas Escolas Primarias Completas, na cidade de Nampula, Jaime Murambire desenvolveu o estudo como título “O impacto da formação de professores na melhoria do processo de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais – estudo de caso de uma escola primária completa em Nampula”. Do estudo o autor constatou que: os professores que leccionam as aulas a crianças com NEE a nível da cidade de Nampula não têm formação ligada à área em que trabalham; os alunos das escolas estudadas não têm bom aproveitamento pedagógico ao longo dos trimestres o que demonstra baixos níveis de aprendizagem e que pode comprometer posterior continuação de estudos e; terminado o ensino primário e secundário, o aluno não tem continuidade para o ensino superior a nível da cidade de Nampula. A pesquisa apresentada no último artigo, de Denisse Kátia Soares Omar, discorre sobre “Ritos de iniciação e a reprodução cultural: um estudo sobre os macuas da cidade de Nampula”. Visando compreender a Reprodução Cultural dos Macuas a partir da prática dos Ritos de Iniciação, a autora conclui que na sociedade macua, os ritos de iniciação constituem uma etapa de formalização na educação iniciada na família. São uma regra de conduta obrigatória por imperativo de convivência social. Desejamos uma leitura agradável e proveitosa! O Editor Mussa AbacarItem SUWELANI, Revista Científica da Universidade Rovuma, Vol. 3 – Nr. 1(Editora e Imprensa Universitária, 2020) DiversosEditorial Este volume, o primeiro do ano 2020, é composto por dez artigos. Nele estão reunidos dez contribuições científicas de autores nacionais, as quais sintetizamos: No primeiro artigo, “Análise da perspectiva (inter) cultural em programas e manuais de ensino do francês língua estrangeira em Moçambique”, Feliciano José Pedro analisa os programas e três manuais de ensino de Francês Língua Estrangeira em Moçambique com o objectivo de se estudar os mecanismos de integração da componente (inter)cultural e de referenciação da alteridade que há mais de quarenta anos têm alimentado vários debates no campo da didáctica de línguas onde se afiguram como noções obrigatórias e indiscutíveis. Com recurso aos métodos de análise documental e de análise de conteúdo, combinadas com a proposta de análise da cultura em manuais de Zarate (1993), identificou tendências de valorização da cultura moçambicana e de omissão de diferenças culturais, contrariando o princípio basilar da educação intercultural em línguas, que pressupõe a exposição do aluno à alteridade, tendo em vista a tomada de consciência da sua própria identidade e da relatividade dos factos culturais. O propósito do texto “A determinação nos sintagmas nominais”, de Floriano Fonseca Cherera, foi demonstrar que, nesses sintagmas, ocorrem dois determinantes em simultâneo que são contraditórios e que actuam de forma recíproca, sendo um morfossintáctico, o nome, por ser o núcleo do sintagma, e outro semântico que são os determinantes convencionados. Com base em algumas gramáticas e dicionários actuais, o autor fez uma análise comparativa das abordagens antagónicas da noção e função de determinante tendo constatado a coocorrência da determinação nos sintagmas nominais. Essa constatação tornou questionável a validade das definições do termo determinante que constam de algumas gramáticas e dicionários. O estudo chegou à seguinte conclusão: como solução do problema, a classe convencional perde o estatuto de determinante e assume outra terminologia a ser acordada pelos gramáticos. Ermelinda Atanásio L. Mapasse e Feliciano José Pedro analisaram o processo de formação de professores primários em matérias de ensino do Português, no seu texto “A preparação didáctico-metodológica dos professores primários para o ensino do português em Moçambique: estudo de caso no Instituto de Formação de Professores de Nampula, 2017”. A partir do estudo, os autores apontaram que os módulos focalizam mais aspectos políticos em prejuízo de aspectos didácticos e que os formadores e, consequentemente, os formandos fixam-se muito no que vem proposto nos módulos, enquanto estes devem ser vistos como simples documentos orientadores. A investigação de Jamal Tesoura Assane, com o título “Hibridismo linguístico e cultural em karingana ua karingana de José Craveirinha” analisa o papel do Hibridismo linguístico e cultural em Karingana ua Karingana. O autor concluiu que o hibridismo linguístico e cultural, na obra karingana ua karingana de José Craveirinha, manifesta₋se ou tem o papel de ser um diálogo as vezes tenso entre duas ou mais realidades linguísticas distintas ou entre visões do mundo diferentes no interior de uma mesma obra literária. Armando Raul Uacate Mualeite é o autor do artigo “Concepções dos estudantes do ensino superior sobre Cursos de Ciências Naturais, nas universidades de Nampula”, cujo objectivo foi analisar o grau de influência do género nas concepções dos estudantes para o ingresso nos cursos superiores de ciências naturais ou técnicos relacionados com estas ciências. Nele, o autor revelou que as concepções de natureza afectivo-cultural têm mais influência nas raparigas do que nos rapazes, e que as concepções determinantes de género que influenciam os estudantes na escolha de um curso a frequentar na universidade, são: “predisposição ou afectividade”, “capacidade intelectual”, “atitudes dos professores de ciências naturais perante o género”, “tipo de abordagem das ciências naturais e modelo de referência no ensino” e “relacionamento estereotipado baseado no género”. “Factores de satisfação académica entre estudantes de um Curso de Licenciatura na Universidade Católica de Moçambique em Nampula” é a pesquisa de Gildo Aliante, Maria Natália Lopes Agostinho e Celso Carlos Lobo Sapeto. Tiveram como objectivo identificar os factores que influenciam na satisfação académica de estudantes de um curso de licenciatura na Universidade Católica de Moçambique, em Nampula. Os resultados da análise de conteúdo categorial realizada pelos autores indicam que, de modo geral, os alunos sentem-se satisfeitos, sendo que boas relações entre alunos e aluno-professor; competência e desempenho dos professores; matéria e conteúdos apreendidos, condições e meios de aprendizagem e o gosto pelo curso são os factores que contribuem para essa satisfação académica. Ainda assim, existem alguns aspectos que devem ser melhorados para que não possam interferir negativamente na satisfação dos estudantes, a saber: número de disciplinas de cálculos, reduzido tempo para a realização de trabalhos, diversificação de técnicas de avaliação do desempenho dos alunos com base nas características individuais. O artigo designado “Seminário como estratégia de ensino e aprendizagem: percepções de docentes da Universidade Rovuma”, de Jamal Tarzane Alberto e Machel Isac, avaliou o nível de percepção dos docentes do ensino superior em relação ao seminário como uma estratégia de ensino e aprendizagem. Os autores concluíram que docentes do ensino superior apresentam baixo nível de percepção do seminário como estratégia de ensino e aprendizagem, sugerindo o uso de diversificadas estratégias de aplicação de seminário, enquanto metodologia de iniciação à pesquisa e ao desenvolvimento de raciocínios lógicos, através do debate na aula. No artigo “Objectivos de aprendizagem do ensino secundário em escolas moçambicanas, na percepção de professores e encarregados de educação”, António dos Santos João traz uma reflexão, a partir de entrevistas aos professores e encarregados de educação, sobre que objectivos as escolas do ensino secundário cumprem e como são alcançados, e realmente as acções educativas e pedagógicas que são levadas a cabo concorrem para o alcance desses objectivos. Os resultados sugerem que uma sociedade como a moçambicana precisa de um ensino secundário profissionalizante que prepare o jovem para o saber fazer que o permita enfrentar a vida, num contexto com necessidades de auto-superação de problemas de desemprego e com a dinâmica de desenvolvimento global que se torna cada vez mais exigente sob ponto de vista prático e teórico. Por fim, o estudo de Elias Ricardo Fundice com o título “A teoria da aprendizagem centrada na pessoa de Rogers e o contexto educativo Moçambicano”, descreve os pressupostos basilares da teoria centrada na pessoa (aluno) de Rogers, procurando expor o seu contributo para a promoção de um ensino contextualizado e satisfatório, tendo em consideração as peculiaridades do aluno. Em conclusão, o autor considera que as políticas educativas moçambicanas incorporam alguns princípios da teoria, porém sugere a realização de estudos sobre a aplicação desta teoria na relação professor - aluno no processo de ensino, o seu impacto no rendimento escolar e as opções metodológicas para a sua prossecução. Desejamos uma leitura agradável e proveitosa! O Editor Mussa AbacarItem SUWELANI, Revista Científica da Universidade Rovuma, Vol. 4 – Nr. 2(Editora e Imprensa Universitária, 2021) DiversosEditorial Numa altura caracterizada por pressões sociais derivadas da Covid-19, a actividade académica e científica têm concentrado os seus esforços em estudos que busquem respostas não só no âmbito da saúde mas também em outras áreas de saber como a economia, sociologia, antropologia, entre outras. Sendo um dos objectivos da Universidade Rovuma o incentivo a investigação científica, tecnológica e cultural na resolução dos problemas com relevância para a sociedade e de apoio ao desenvolvimento do país, contribuindo para o património científico nacional, em primeira instancia, e da humanidade no geral, a presente edição da Revista (segunda do ano) carrega consigo um grande marco para as publicações a nível da instituição por, pela primeira vez, ostentar o número ISSN desde o seu lançamento. A edição 4.2 da Suwelani conta não só com autores da Universidade Rovuma como de outras instituições de ensino nacionais e estrangeiras garantindo assim a pluralidade de fontes de informação e pesquisa. O número 2 do Vol. IV da Suwelani, Revista Científica da Universidade Rovuma, conta com um total de 15 artigos distribuídos em diversas áreas do saber. Pela multiplicidade de áreas científicas que este número contempla, decidimos fragmentar o seu conteúdo em secções, o que vai facilitar a leitura da revista. Assim, cada secção correspondente a uma específica área do saber. Neste sentido, o número conta com quatro secções que são: Ciências da terra, Letras e Ciências Sociais, Psicologia e Pedagogia e Ciências Naturais Secção 1 – Ciências da Terra Nesta secção encontramos dois artigos. O primeiro, com o tema “produção científica sobre mapeamento do uso e cobertura da Terra utilizando a plataforma googleearthengine” aborda o uso da plataforma googleearthengine, como uma ferramenta útil na busca e levantamento bibliométrico de artigos publicados com uso e cobertura da terra. O artigo conclui que as pesquisas estão centralizadas em um pequeno grupo de países, destacando-se os EUA e a China, o que abre oportunidade para novos pesquisadores e cientistas geoespacias realizarem estudos utilizando esta plataforma. O segundo artigo versa sobre “impacto dos contratos de produção e comercialização do algodão caroço no sector familiar e associativo, Monapo: 2004-2007” o artigo discute o impacto dos contratos de produção e comercialização do algodão caroço no sector familiar e associativo, com vista a promover a produção do algodão caroço e melhorar a sua qualidade, bem como a qualidade de vida d sector familiar. O artigo chega à conclusão que a concessionária não cumpre todas as cláusulas do contrato, havendo a necessidade de promoção de mais concessionárias de fomento de algodão no distrito, para permitir melhoria nos aspectos da comercialização da produção, bem como cumprimento dos contratos firmados. Secção 2 – Letras e Ciências Sociais Na terceira secção temos três artigos, o primeiro, com o título “a aprendizagem do português em ambiente multicultural e casos de bullyings linguísticos” reflecte sobre a ocorrência de situações de bullying no contexto de turmas multiculturais característico da Universidade Rovuma. O artigo aponta três condições passíveis de promover bullying nas escolas nacionais, que são: o multilinguismo das turmas, heterogeneidade regional, e a multiculturalidade. O segundo artigo aborda o “Simbolismo cultural das cantigas de amor e relacionamento sexual da cultura Makuwa” e estabelece ligação entre as cantigas a construção da identidade cultural através da análise e categorização das cantigas. O artigo chega à conclusão que existe forte codificação da linguagem nestas cantigas, com a finalidade de garantir o fenómeno chamado ohuunyamaaru (criar equívocos) às crianças e a pessoas não iniciadas culturalmente, por se tratar de matérias adequadas apenas para os adultos. O terceiro artigo, “Espaços cemiteriais em debate: uma abordagem antropológica em diferentes contextos nacionais”, reflecte sobre espaços cemiteriais como lugares integrantes dos meios urbanos, numa gigantesca digressão sobre a concepção destes espaços nas grandes metrópoles como S. Paulo e Chicago desaguando nas cidades de Nampula e Tete que embora não sendo grandes metrópoles, transcendem as pequenas comunidades relativamente homogéneas de pequena escala, problematizando neste contexto o objecto de estudo original da antropologia. Secção 3 – Psicologia e Pedagogia Temos, nesta secção sete artigos, distribuídos em psicologia organizacional, da aprendizagem e pedagogia. No que se refere à psicologia organizacional, temos três artigos, sendo que o primeiro aborda “O papel da Imagem Corporativa como factor de atracção de ingressos à Instituição de Ensino Superior” o artigo defende que a diversificação de Instituições de ensino superior exige que cada uma delas procure investir na melhor forma de sobreviver neste mercado com um diferencial, sendo que a imagem corporativa um dos promissores diferencias a ser potenciado. O segundo artigo reflecte sobre “mudanças de carreiras profissionais de funcionários na Direcção Provincial da Economia e Finanças de Nampula (DPEFN) (2019-2020)” o artigo discute a percepção dos funcionários da DPEFN sobre o processo de mudanças de carreiras profissionais e conclui que os processos de mudanças de carreiras profissionais na instituição em estudo não correram da melhor forma possível, pois foram caracterizados por deficiente interpretação e implementação das normas que regulam a matéria. O terceiro artigo versa sobre “O conhecimento sobre o clima organizacional dos Serviços Provinciais da Economia e Finanças de Nampula”, reflecte sobre sentimento dos servidores públicos afectos àquela instituição, referentes aos anseios entanto como colaboradores daquela instituição. Chegou-se à conclusão que o clima organizacional daquela instituição é, no geral, insatisfatório. Em relação à Psicologia da aprendizagem, temos dois artigos, sendo que o primeiro aborda sobre “Relação Escola/Família na Educação de Crianças com NEE: Estudo de caso da Escola Secundaria Samora Machel – Cidade da Beira”. O artigo conclui que a problemática da relação entre a família e a escola, tendo em conta a criança com NEE, necessita da formação/educação de pais e professores, de forma a inferir mudança de atitudes e práticas. O segundo artigo, com o título “a escola para todos: modelo curricular e a abordagem humanista nos espaços de ensino-aprendizagem”, defende que Para acontecer a inclusão escolar, é preciso conceber um modelo curricular com uma abordagem humanista nos espaços de ensino-aprendizagem, influenciando os professores na necessidade de mudanças paradigmáticas do modelo de escola meramente uniforme nas suas práticas para uma escola voltada a uma pedagogia da diferenciação. Relativamente à pedagogia, temos dois artigos. No primeiro, referente ao tema “ensino superior baseado em pesquisa em sala de aula” defende a interdependência entre a pesquisa e o ensino, sendo que aquela melhora a qualidade de ensino, promove a inovação na abordagem dos conteúdos e, consequentemente, estimula aprendizagem significativa dos alunos e a construção de novos conhecimentos. O segundo artigo desta secção tem como tema “análise da implementação das inovações curriculares no ensino básico em Moçambique”. O artigo conclui que a implementação das inovações curriculares na Escola Primária do 1º e 2º Graus de Jécua e Escola Primária do 1º e 2º Graus de 4º Congresso fracassou. As evidências mostram a existência de alunos com a fraca qualidade na leitura, escrita e cálculos. Secção 4 – Ciências Naturais Temos, nesta secção três artigos. O primeiro faz a “análise químico-física das águas dos poços da cidade de Cuamba” para avaliar a sua qualidade para o consumo humano. O estudo conclui que para o Bairro de Adine 3 os parâmetros avaliados excederam os limites fixados para água de consumo humano. O segundo artigo versa sobre “influência das características da água na qualidade da argamassa na cidade de Angoche” analisar as características da água utilizada no amassamento de argamassa para a construção de residências e a influência na sua qualidade. O estudo conclui que a falta de conhecimento de algumas técnicas básicas inerentes a construção de casa de alvenarias por parte dos pedreiros e proprietários é o factor a partir do qual se usa água inadequada fazendo com que as paredes das casas deteriorem precocemente. O terceiro artigo aborda sobre a “comparação das propriedades mecânicas de aços (30mn b5) com recozimento intercrítico e os raex450”. O artigo discute sobre a possibilidade de melhoria de propriedades mecânicas do aço com a diminuição do impacto ambiental, associada à redução dos custos e do tempo de produção e a melhoria do rendimento industrial. O estudo conclui que o recozimento intercrítico, a uma temperatura variável entre 750-770oC, (inferior à acima indicada), durante 10, 15, 20 e 25 minutos, e posterior resfriamento em água representa menor custo de energia, tempo de produção reduzido e menor impacto ambiental. Sem, no entanto, sair do seu perfil, este número traz consigo artigos com dimensão variadas contribuindo para o desenvolvimento social, económico, político e cultural, facto que convidamos e desejamos a todos uma excelente leitura! O Editor: Artur S. S. Senhor