FEP - Faculdade de Educação e Psicologia
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Browsing FEP - Faculdade de Educação e Psicologia by Author "Simbine, Lúcia Suzete"
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Item Resposta Educativa às Necessidades de Estudantes com Deficiência no Ensino Superior: Um Estudo Baseado nas Vivências e Práticas Numa Universidade em Moçambique(2021) Simbine, Lúcia SuzeteEste estudo foi desenvolvido no âmbito do Programa de Doutoramento em Educação/Currículo, versando sobre o tema Resposta Educativa às Necessidades de Estudantes com Deficiência no Ensino Superior: Um Estudo Baseado nas Vivências e Práticas numa Universidade em Moçambique. O mesmo tinha como objectivos conhecer a resposta educativa oferecida aos estudantes com deficiência numa instituição de Ensino Superior em Moçambique, propor e sugerir mecanismos de transformação da Universidade em um verdadeiro centro de promoção de uma Educação Inclusiva, respeitando a diversidade. Realizou-se numa das Faculdades da Universidade escolhida para pesquisa, tendo como suporte metodológico o paradigma interpretativo – naturalista de cunho qualitativo. Para a recolha de dados recorri à entrevista, dirigida a três estudantes com deficiência e a técnica de observação de campo; os dados foram analisados através de análise de conteúdo, fazendo-se, posteriormente, cruzamento entre a informação dos dois instrumentos de recolha de dados e a literatura consultada. Assim, concluí que: Os espaços físicos e os materiais necessitam de ser adaptados para assegurarem uma Educação Inclusiva de qualidade, sendo que existem muitas barreiras arquitetônicas e falta de equipamentos adequados. Há necessidade de organização de um sistema de (auto)advocacia pelo direito e melhorias nas condições de ensino – aprendizagem para os estudantes com deficiência dentro da Universidade. Em 2019 foram identificados 56 com diferentes tipos de deficiência. O acesso à instituição dependeu da facilidade de inserção, influência de colegas de escola e vagas específicas e as escolhas dos cursos tiveram por base as possibilidades futuras de trabalho e à ideia de advogar pelos direitos de cidadãos e uma sociedade mais inclusiva. Nenhum dos participantes fez conhecer a sua condição ou particularidades, sendo que os docentes, os gestores e toda a comunidade foram sabendo da existência destes estudantes a partir dum primeiro contacto directo. A presença de estudantes com deficiência na instituição causa um misto de impacto, negativo no princípio devido às inferências em volta da deficiência e mais tarde torna-se um impacto positivo resultante da entrega, dedicação e aplicação destes estudantes na aprendizagem. Quanto às relações sociais, estas são orientadas para diferentes prismas que vão de pena, condescendência, compaixão, empatia e mesmo ignorância à presença de um estudante com deficiência. Ausência de apoios especializados para responder com qualidade às necessidades dos estudantes com deficiência fragiliza os seus percursos educativos, sendo que as condições de ensino-aprendizagem não são favoráveis a Universidade não dispõe de meios de apoio e de compensação, e de equipamentos e mobiliário adaptado. Neste sentido, a relevância do estudo busca alertar cada membro e gestor universitário em relação à adopção de uma nova postura e paradigma no tocante à resposta que a instituição disponibiliza aos estudantes com deficiência, relativamente às condições ambientais e de ensino - aprendizagem e, a partir daí, apresentar propostas exequíveis, capazes de conduzir a uma resposta à altura das necessidades deste grupo de estudantes.