FEP - Faculdade de Educação e Psicologia
Permanent URI for this community
Browse
Browsing FEP - Faculdade de Educação e Psicologia by Author "Pelembe, Bernardo Jaime"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
Item Interpretações de Professores Sobre o Abandono Escolar dos alunos da Escola Primária Completa Eduardo Mondlane, Distrito da Manhiça, Província do Maputo entre 2018 à 2020(2023) Pelembe, Bernardo JaimeA presente pesquisa constitui uma análise das interpretações dos Professores sobre o Abandono Escolar dos alunos da Escola Primária Completa Eduardo Mondlane no distrito da Manhiça, Província do Maputo. Em termos metodológicos, recorremos à abordagem qualitativa, tendo como método de abordagem o indutivo, que consistiu em partir do particular para o geral e como instrumento, foi aplicada a entrevista semi-estruturada envolvendo 7 professores dos quis 2 do sexo masculino e 5 do sexo feminino, com mínimo de 5 anos de experiência. Na pesquisa, constatámos que os professores interpretam o abandono escolar relacionanado-o com o fenómeno pobreza, que condiciona aos casamentos prematuros, entrada precoce ao mercado de emprego informal para sustento da família e a falta de acompanhamento familiar que leva a sucessivas reprovações. Os que abandonam a escola são alunos provenientes de famílias com fraco poder económico e que nalguns casos são “chefes de famílias”. O estudo concluiu que, as interpretações que os professores têm sobre o abandono escolar se prendem não apenas com características do meio envolvente da escola, mas também com as características das suas familiares e com a incapacidade da escola em responder a um público cada vez mais diversificado, em necessidades e aspirações. Face a esta conclusão, recomendamos que, a escola aprofunde a sua capacidade de conhecimento da situação real dos alunos para compreender quem são os estudantes que, na escola apresentam maior dificuldade no PEA; quem são aqueles que mais faltam a escola; onde e como eles vivem; qauis são as suas dificuldades, os que abandonaram qual foi o motivo e o que estão fazendo fora da escola.